Foto: Divulgação/Corsan
Depois do forte temporal que atingiu a Região Metropolitana na noite passada, o fornecimento de água, nesta quarta-feira (17), sofreu interrupções e oscilações na pressão da rede nas cidades de Gravataí e Cachoeirinha. Conforme a Corsan, com o retorno da energia elétrica, as bombas de abastecimento das cidades de Alvorada, Esteio, Sapucaia do Sul e parte de Viamão já voltaram a operar, mas a normalização ainda depende de tempo para que os reservatórios recuperem o volume de água.
Por volta das 15h, a companhia divulgou que Cachoeirinha, Canoas e Gravataí seguiam com desabastecimentos por causa da falta de luz, e que dez geradores foram providenciados para essas cidades. Agora a previsão é de que o abastecimento retorne gradualmente durante esta noite e se normalize na manhã de quinta-feira (18).
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.
525,8 mil imóveis de 28 municípios no RS
Sem energia elétrica, as bombas que impulsionam a água das estações de tratamento para residências e empresas não funcionam, causando o desabastecimento. Para garantir o funcionamento desses sistemas, a Corsan adota medidas emergenciais como a contratação de geradores para suprir a falta de energia elétrica e carros-pipa para o atendimento imediato à população.
O último boletim de atualizações emitido pelo Centro de Operações Integradas (COI) da Companhia, instalado em Porto Alegre, aponta um total de 48 ocorrências de desabastecimento até às 11h19 desta quarta-feira (17). Destas, 33 são causadas por falta de energia elétrica, atingindo 525,8 mil imóveis em um total de 28 municípios.