A 129ª Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas ocorre entre 18 e 28/02 em Caraá, mediante cuidados sanitários

A tradicional Romaria de Nossa Senhora das Lágrimas, na sua 129ª edição, ocorrerá entre os dias 18 e 28 de fevereiro, na comunidade Alto Caraá, no Santuário Diocesano.
Neste ano, em virtude da permanência da pandemia do novo coronavírus, para que haja maior segurança dos romeiros/as, o pároco da Paróquia São Cristóvão, Pe. Gibrail Walendorff, em acordo com o poder público municipal, orienta os fiéis sobre alguns cuidados.
De acordo com os organizadores da Romaria, todas as missas serão celebradas em espaço aberto, nos pavilhões ou ao ar livre, junto ao Altar-Monumento. Serão ofertados quatro pontos de confissões no espaço interno da igreja, com distanciamento social, de no mínimo 1,5m, com controle na entrada da igreja.
Além disso, equipes farão o controle e higienização permanente na visitação à imagem de Nossa Senhora das Lágrimas, com distanciamento social de 1,5m. Será aberta a lojinha de artigos religiosos durante a novena e a Romaria.
No local haverá uma praça de alimentação exclusiva para lanches rápidos, água, refrigerantes e sucos. Está expressamente proibido o acampamento, churrasco, venda de bebida alcoólica e vendedores ambulantes dentro do Santuário. É obrigatório o uso de máscara, o uso de álcool em gel, o distanciamento social de 1m ao ar livre.
A Prefeitura Municipal de Caraá vai disponibilizar entre os dias 26 e 28/02, uma ambulância para acompanhar a Romaria e a Brigada Militar fará uma vigilância constante durante o período de realização.
PONTOS MARCANTES DA ROMARIA
Para o Pe. Gibrail, a programação da Romaria é composta por momentos muito especiais, de grande devoção popular. O domingo central da novena, no dia 20/02, às 21h, é caracterizado pela oferta de cera, ou seja, durante horas, devotos, em fila, apresentam ao pregador da Novena uma ou mais velas indicando a intenção pela qual oferecem esta cera. “Estas são horas muito intensas de acolhimento familiar. Os pregadores convidados ficam sempre maravilhados e, no final, se faz a procissão da luz”, explica o padre.
Também o momento dedicado à bênção de roupas de objetivos de devoção, que ocorre no dia 24/02, quinta-feira, às 20h, quando no início da novena, as pessoas fazem fila para subir até a imagem sagrada do altar-monumento e um padre ou diácono coloca os objetos que as pessoas pretendem abençoar no vidro do afresco. Para o Pe. Gibrail, “um gesto simples que assenta no fato de aquela parede está encharcada de lágrimas e suor da Virgem. Um gesto que proclama a proximidade de Nossa Senhora às nossas alegrias e dores.”.
Na véspera do Dia de Nossa Senhora das Lágrimas, 27/02, após a Santa Missa das 15h, é realizada a cobertura da imagem de Nossa Senhora com um véu, ficando assim coberta até o dia seguinte. “Esse véu representa a angústia daquela antiga noite de aflição, significando o terror que invadiu o coração do Trevigliesi daquela época (1522), quando souberam que o general Lautrec estava se preparando para atacar e destruir a cidade”, conta Pe. Gibrail sobre a história da imagem de Nossa Senhora das Lágrimas. E, no dia seguinte, 28/02, às 8h, na Santa Missa, é realizada a revelação da imagem, denominada a Festa “do milagre”, uma experiência única com grande impacto emocional,” explica Pe. Gibrail.

Programação

18/02, amanhã: Abertura da Novena com a Santa Missa, às 20h;
19/02, sábado: Santa Missa, às 15h, e confissões;
19/02, sábado: Santa Missa com coroação de Nossa Senhora das Lágrimas e Consagração, às 20h, e confissões;
20/02, domingo: Santa Missa, às 09h, e confissões;
20/02, domingo: Santa Missa, às 15h, e confissões;
20/02, domingo: Celebração da Luz (trazer velas), às 21h, e confissões;
21/02, segunda-feira: Santa Missa, às 20h, e Encontro dos romeiros/as ciclistas de Santo Antônio da Patrulha e região, com chegada às 21 horas;
22/02, terça-feira: Santa Missa, às 20h, e confissões;
23/02, quarta-feira: Santa Missa, às 20h, e confissões;
24/02, quinta-feira: Santa Missa com bênção do Santíssimo, às 18h, e confissões;
24/02, quinta-feira: Santa Missa com benção de roupas e objetos de devoção, às 20h, e confissões;
25/02, sexta-feira: Celebração Penitencial, às 19h, e confissões;
26/02, sábado: Santa Missa, às 08h, e confissões;
26/02, sábado: Santa Missa, às 10h, e confissões;
26/02, sábado: Santa Missa, às 15h, e confissões;
26/02, sábado: Oração do Terço, às 17h, e confissões;
26/02, sábado: Santa Missa, às 20h, e confissões;
27/02, domingo: Santa Missa, às 06h, e confissões;
27/02, domingo: Santa Missa, às 09h, e confissões;
27/02, domingo: Santa Missa, às 12h, e confissões;
27/02, domingo: Santa Missa, às 15h, com o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, e os demais presbíteros presentes. Após, procissão com a imagem de Nossa Senhora das Lágrimas;
28/02, segunda-feira – Dia de Nossa Senhora das Lágrimas: Santa Missa e a “Festa do milagre”, às 08h, e confissões;
28/02, segunda-feira – Dia de Nossa Senhora das Lágrimas: Missa Crioula, às 10h, e confissões;
28/02, segunda-feira – Dia de Nossa Senhora das Lágrimas: Santa Missa com bênção da saúde, às 15h, e confissões.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade