Search
Close this search box.

BAILE DO ARROZ: Dirceu Costa é o produtor a ser homenageado este ano

Nesta edição estando continuando com a série de reportagens relacionadas com o Baile do Arroz, que será realizado no dia cinco de julho no tradicional Clube Recreativo Patrulhense.
O produtor rural e pecuarista a ser homenageado no evento deste ano será Dirceu Costa. Você saberá quem é o conhecido agricultor que se destaca no meio rural, sempre buscando o aprimoramento de sua atividade.
QUEM É O HOMENAGEADO
Dirceu Moreira da Costa, nascido em 16 de maio de 1954, na localidade de Taquaral, filho de Luis Ferreira da Costa e de Alverina Moreira da Costa, morou naquela localidade por cinco anos.
Em 1959 a família mudou-se para Santo Antônio para que os filhos pudessem estudar.
Em 1965, Dirceu saiu da escola para plantar arroz com seu pai, começando com duas quadras separadas da lavoura do pai. Então foi aumentando sua lavoura e com 18 anos comprou algumas vacas para começar também com a pecuária. Mais adiante comprou búfalos e assim aumentando o seu rebanho.
Em 1978 casou-se com Mônica B. Costa fixando residência em Taquaral, ele seguindo com o cultivo, e lecionando na escola da comunidade.
Ainda neste ano, Dirceu fez sociedade com seu irmão Antônio e foram plantar em Taquara, lá ficando até 1989 quando separaram a sociedade. Em 1990 voltou a plantar no Taquaral.
Nessa época o casal já tinha dois filhos: Natália, que nasceu em 1981, e Eduardo em 1985.
Em 1992 nasce Leonardo e foi quando a família decidiu vir para a cidade para que os filhos pudessem estudar.
Em 1993 associou-se aos irmãos para construir o prédio onde moram, porém continuava a plantar no Taquaral. Até então, o arroz era de plantio convencional, mas havia muito arroz vermelho nas terras. Então, em 1994 introduziu o pré-germinado. No ano de 1996 mudou seu sistema de produzir. Entrou a rizipiscicultura, criando peixes dentro do arroz. Este processo durou até 2006.
Durante este período participaram de vários cursos do SEBRAE para poder informatizar a lavoura.
Tudo isso foi feito para melhorar, pois Dirceu foi o pioneiro no Estado com esta maneira de cultivar o arroz. No ano 2000 participaram do Prêmio Talento Empreendedor no Teatro São Pedro, recebendo o troféu de Melhor Case de Inovação e Sucesso na área rural.
Em 2007, foi plantar na Lagoa dos Barros, nas terras arrendadas de Fernando Maciel.
Nos anos 2008/2009 construiu a sede do secador na localidade do Veloso.
Já em 2013 arrendou também terra em Barrocadas do mesmo proprietário.
Desde então cultiva arroz e soja.
Dirceu foi sempre aberto a mudanças, se adaptando a cada circunstância que a vida lhe apresentava, sendo uma pessoa inovadora.
Em 2020 foi homenageado com o troféu Agricultor Destaque.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade