Search
Close this search box.

Criadores apoiam retorno das exposições de gado em Barro Vermelho

Há aproximadamente trinta anos, o parque de exposições do Sindicato Rural em Barro Vermelho era um ponto de atração, não apenas do público, mas de pecuaristas que iam para expor seus animais, realizar bons negócios e sempre ficar na expectativa do próximo ano. Dois grandes galpões eram a atração do público. Com o tempo, as exposições foram se espaçando até terminarem por completo por várias razões. E os galpões, pela ação do tempo e falta de manutenção, foram se deteriorando até que terminaram sendo demolidos, ficando apenas a lembrança do que ali acontecia em outros tempos no que se refere à exposições de gado.
No entanto, o que sempre permaneceu vivo foram os rodeios e o parque sempre lota nos finais de ano.
O RETORNO
Contudo, ter as exposições de animais de volta sempre esteve no sonho de criadores, como Josué Boeira, Diego Borges, Vinícius Barcelos, Romar Nunes (hoje patrão do CTG Chico Borges), e tantos outros pecuaristas.
E foi no arrojo de Josué, que integrou a comissão do rodeio, com o apoio do secretário interino da Agricultura, Dirceu Machado, e do veterinário, Fernando Roque, da Costa, que este ano, de forma experimental, mas com um belo plantel de indubrasil, se reacendeu a chama e o retorno da feira já está sendo programado para o ano que vem.
Uma mostra com a presença de quatro búfalos, 12 bovinos e um belo pônei premiado na Expointer, estavam num pequeno cercado no parque, rodeados por tratadores, criadores e pelo público.
Josué Boeira, grande incentivador da volta das exposições, faz parte da comissão do rodeio juntamente com Diego Borges, Vinícius Barcelos, Romar Nunes, dentre outros.
“O sonho de retomada das feiras tem mais de 30 anos”, recorda Dirceu Machado, adiantando que foi procurado por Josué Boeira e decidiram unir forças para poder concretizar esse objetivo. “Vistamos produtores que se prontificaram a apoiar a ideia e estamos unindo forças para poder concretizar esse objetivo”, afirma Dirceu.
Josué Boeira afirma que quando passou a integrar a comissão, a primeira coisa que pensou, foi trazer novamente a exposição. “Quando guri frequentei o parque e sempre tive vontade de prestigiar a volta das feiras”, recorda saudoso.
“Procuramos Dirceu Machado e o pessoal da comissão organizadora do rodeio que apoiou a ideia do ressurgimento, pois é uma maneira de incentivar o criador e fazer bons negócios. A prefeitura também está apoiando a iniciativa.
Pretendemos apoiar a área para o ano que vem, para colocar mais exemplares”, afirma animado Josué. Para esta primeira mostra, ele e Vinícius conseguiram a lona para fazer o cercado, a prefeitura ajudou e foi feita a exposição.
E é claro que o público vibrou com a ideia, procurando ver de perto os exemplares do indubrasil que são, como os criadores afirmam, animais dóceis, sendo que qualquer criança pode se aproximar sem receio, claro que acompanhada do pai ou da mãe.
Outra grande atração foi o pônei que recebia o carinho especialmente das crianças.
FAMÍLIA
Três criadores da mesma família ali estavam para conversar com outros criadores e com quem fosse perguntar sobre o indubrasil. São eles: Valdir Souza Muniz e seus filhos Júnior Ramos Muniz (Bicudo) e Gilberto Ramos Muniz (Betão), que se dedicam à criação dos animais daquela raça.
Dirceu Machado faz questão de destacar o apoio do Dr. Fernando Roque da Costa que, conforme disse, sempre esteve ao lado dos criadores, comparecendo nas propriedades para comprovar a sanidade dos animais, o que é exigência da Secretaria da Agricultura para que os exemplares participem de exposições.
RODEIO SUPEROU EXPECTATIVAS
Já o vice-presidente do Sindicato, Fernando Missel elogia o Rodeio afirmando que ele vem em um crescimento que se constata através das duplas inscritas. As melhorias introduzidas no parque também foram destacadas por Fernando. Já com relação ao retorno das exposições de gado, ele aplaude a iniciativa e vai mais adiante: “Queremos também o retorno das exposições de máquinas e tratores”.
Por sua vez, Diego Borges, presidente do Sindicato Rural manifestou entusiasmo pelo que aconteceu no parque durante os dias do Rodeio. “Foi tudo muito bom. Superou a nossa expectativa em público, acampamentos e participantes.” Sobre o retorno das exposições de animais, além de apoiar a ideia, elogiou Josué Boeira ao afirmar que, quando ele se dispôs a abraçar a ideia, foi direto: “O Josué lançou a principal semente. Ele tem carta branca! Agora é tudo com ele!”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade