A Promotora de Justiça de Santo Antônio da Patrulha Dra. Graziela Veleda está deixando o município para assumir a Comarca de Montenegro.
Sempre bastante solícita para entrevistas, mostrando um ótimo relacionamento com a imprensa local a exemplo do Dr. Camilo Santana, ela conversou com a reportagem da FOLHA PATRULHENSE sobre os novos desafios em sua carreira:
“Saio de Santo Antônio da Patrulha em razão de ter pedido remoção para a comarca de Montenegro, onde atuarei na área cível, improbidade administrativa, idosos e saúde. As promoções e remoções são movimentações típicas das carreiras de Promotores de Justiça e Juízes. Quando passamos num concurso como este, sabemos que faz parte da carreira este tipo de mudança e depois de muito tempo atuando nesta cidade, penso que chegou o momento de vivenciar novos desafios e trabalhar em áreas diferentes.” Ela responderá como titular pela 2ª Promotoria de Justiça de Santo Antônio da Patrulha até o dia 12/01/2025 e, após, no final do mês de janeiro, assumirá na comarca Montenegro.
PERIODO EM SAP
Sua atuação em Santo Antônio da Patrulha completa 8 anos agora no início do mês de janeiro de 2025. “Considero esse período como peculiar em que passamos por fases marcantes como a pandemia, a implementação do processo eletrônico (eproc) e das audiências de custódia e, mais recentemente, as enchentes que enfrentamos em 2023 e neste ano. Todos esses episódios foram desafiadores, porque o trabalho do Ministério Público não pode parar. Mesmo diante de situações extremas, o Promotor de Justiça deve estar acessível e pronto para atender a comunidade naquilo que faz parte de suas atribuições.”
INFÂNCIA
Graziela considera como grande conquista o que foi feito na área da Infância, junto com os demais atores da rede que atuam na salvaguarda das crianças e dos adolescentes, realizamos um trabalho valioso. “Hoje temos as chamadas redes de proteção à infância e de redes e apoio à escola funcionando plenamente nos dois Municípios da Comarca, com reuniões periódicas, identificação e solução de problemas. Também houve grande evolução no que diz respeito ao modelo acolhimento institucional para crianças e adolescentes em Santo Antônio da Patrulha, que funciona sob a forma de Casa Lar. No Caraá, o também deve haver evolução em breve, razão de recente ação civil pública ajuizada para garantir que as crianças daquele município, que precisam de acolhimento institucional, tenham um local adequado na comunidade de origem e não mais dependam de vagas em cidades distantes.”
ENTRÂNCIA INTERMEDIÁRIA
Outro fator destacado pela Promotora de Justiça foi a da elevação da Comarca à entrância intermediária. “Também é um grande marco que não posso deixar de considerar e que foi alcançado em razão do empenho do Poder Judiciário, do Ministério Público e do apoio valioso da OAB, dos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo e de toda a comunidade. Mas, uma vez realizada a elevação, penso que não se pode deixar de lutar por mais servidores, principalmente do Poder Judiciário, por novas varas judiciais e, consequentemente, mais Promotorias de Justiça, já que a realidade da comarca contempla um número elevadíssimo de processos judiciais e de demandas extrajudiciais que extrapola a capacidade de trabalho hoje existente.”
DESPEDIDA
Na sua iminente saída de Santo Antônio, a Promotora de Justiça Graziela Veleda agradece a toda comunidade patrulhense e do Caraá por toda acolhida desde que chegou ao município. “Aproveito para expressar meu agradecimento ao Dr. Camilo Vargas Santana, que, a frente da 1ª Promotoria de Justiça, soma forças nos nossos desafios diários, e a todos os estagiários e servidores do Ministério Público com quem trabalhei e trabalho, por dedicarem seus esforços a essa instituição essencial a qual tenho muito orgulho de pertencer.”