Com missa celebrada às 17 horas, por Dom Jaime Pedro Kohl, bispo diocesano de Osório/RS, tomaram posse neste sábado (14/12) como pároco o padre Luciano Motti e como vigário, o padre Luiz Carlos Rosa e Silva (Caio), na paróquia Santo Antônio.
O ritual de posse é uma cerimônia litúrgica que atribui ao novo pároco todos os deveres da paróquia. O ritual inclui a presença do bispo ou seu delegado, e pode ser realizado com uma missa. O padre Hilário Sozo fez a leitura da provisão de nomeação dos dois e o agora o novo pároco, padre Luciano, recebeu das mãos da Alessandra, membro do CPP, as chaves da paróquia. Das mãos do bispo ele recebeu o Evangeliário, sendo que logo após prestou juramento., juntamente com o padre Caio.
Foi uma bela celebração e com um grande público que lotou a Igreja Matriz. Vieram pessoas de várias cidades por onde o padre Luciano passou. Conforme registros do histórico da paróquia, o padre Luciano Motti é o 45º pároco que assume a paróquia Santo Antônio desde a sua criação (08.10.1763) e na atual igreja matriz Santo Antônio, inaugurada em 25.11.1928, ele é o 23º.
Os padres Luciano e Caio, já passaram pela paróquia como vigários auxiliares em outras épocas
Os vereadores André Selistre e Gabriel Diedrich deram as boas vindas aos dois padres em nome da Câmara De Vereadores de Santo Antonio da Patrulha.
Ao final da celebração todos foram convidados para uma confraternização na casa paroquial.