Hoje, dia 09 de agosto, a Fábrica de Gaiteiros – Unidade Santo Antônio da Patrulha, realizará um Concerto Didático dedicado aos alunos e professores da cidade, mas também aberto ao público em geral. A atividade acontecerá dentro da programação da 14ª Feira Municipal do Livro de Santo Antônio da Patrulha, no Parque Caetano Tedesco, às 15h.
O Concerto Didático da Fábrica de Gaiteiros será ministrado pelos músicos e arte educadores Evandro Cardoso (Manchinha) e Renato Müller e tem o objetivo de compartilhar os conhecimentos sobre a gaita, instrumento instituído em 2010 como símbolo do Rio Grande do Sul, mais precisamente sobre a gaita ponto, utilizada no projeto. Contando com a participação dos alunos da unidade Santo Antônio da Patrulha, pretende-se, também, despertar o interesse da comunidade sobre música regional, sobretudo o público infanto-juvenil, além de democratizar o acesso à cultura.
Idealizada pelo músico Renato Borghetti em 2012, a Fábrica de Gaiteiros tem atualmente 21 unidades em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em Santo Antônio da Patrulha, as aulas iniciaram em abril de 2022 e acontecem na Praça CEU, espaço cedido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes. A turma conta com 16 alunos, todos estudantes de escolas públicas.
Os jovens gaiteiros já participaram de eventos como Festival do Acordeon, Semana Farroupilha do CTG Patrulha do Rio Grande, Moenda da Canção e do Encontro Anual de Gaiteiros, na cidade de Barra do Ribeiro.
Financiado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Fábrica de Gaiteiros – Unidade Santo Antônio da Patrulha tem o patrocínio do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e da DaColônia Alimentos Naturais, parceria do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música e realização da Tambor Produções e Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.
Texto e foto: Raffaela Reis