Setenta e nove casas destelhadas, 16 árvores arrancadas e já removidas, desobstrução de árvores que estavam bloqueando as ERS 030, 474 e a freeway, uma senhora com bebê de 12 dias cuja casa havia sido alagada, sendo removida para a casa da avó, três pessoas indo para a casa de parentes ou amigos, postes caídos, uma árvore tendo atingido uma casa em Barro Vermelho e a proprietária sendo socorrida e levada para casa de um familiar, este, é o resultado do temporal da noite passada em Santo Antônio da Patrulha.
Três rolos de lonas foram distribuídos entre as pessoas que tiveram residências destelhadas.
As informações foram prestadas por Magda Rosane Cardoso, responsável interina pela Defesa Civil municipal.
Chegou a haver bloqueio total na ERS 474 nos km 17 e 23 devido à queda de árvores, mas a situação já foi normalizada.
Ontem (quarta-feira), à tarde, não havia mais nenhuma estrada interrompida. O trabalho de socorro e remoção de obstáculos foi feito pelo Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil.
A passagem molhada junto à ponte do Arroio do Carvalho, destruída no ciclone de 15 de junho do ano passado, mas até agora não tendo sido recuperada, chegou a ficar temporariamente interrompida devido à elevação do nível do rio.
Em Miraguaia, Costa da Miraguaia e localidades próximas, houve queda de várias árvores e postes.
Nas localidades do 5º distrito, Morro São Miguel, Canto dos Guilhermes, Cerro, Sertão do Cantagalo, Campestre. Evaristo e Monjolo houve destelhamento de mais de 50 casas, queda de postes e de árvores, mas nenhuma vítima.
No Sertão do Cantagalo uma árvore caiu no leito da estrada interrompendo momentaneamente a passagem.
Na cidade um poste de energia elétrica está parcialmente inclinado. Muita gente ficou sem luz em virtude do temporal.
Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Prefeitura e Clube dos Jipeiros estão tendo bastante trabalho para normalizar a situação em todo o município.
O TEMPO
Conforme boletim da Defesa Civil Municipal, hoje, quinta-feira, os temporais isolados e chuvas fortes continuam atuando sobre a Região Metropolitana devido aos ventos úmidos em direção à costa e influência de uma região de baixa pressão. Os acumulados devem variar entre 40 e 70 mm/dia, especialmente no Litoral Norte dentre outras regiões. Sexta-feira a umidade vinda do oceano favorece a chuva fraca a moderada. A tendência é de que o tempo permaneça instável durante o final de semana.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O prefeito de Santo Antônio da Patrulha decidiu decretar situação de emergência diante do ocorrido no município. Já são mais de 80 residências destelhadas, problemas em diversas escolas e em outros prédios municipais, como afirmou.