Com um sucesso de público, no último sábado, dia 13 de janeiro, foi realizado um grande bingo em prol da reforma da antiga escola do Sertão do Montenegro. O evento organizado pelo casal Mauro Silon Fernandes dos Santos e Neuza dos Santos Spitznagel, teve o apoio de toda a comunidade do 1º Distrito de Santo Antônio da Patrulha em arrecadar fundos para a tão aguardada reforma da extinta Escola Municipal de Ensino Fundamental São João, desativada conforme Decreto nº026, de 15 de janeiro de 2009.
Com a expectativa de proporcionar uma noite de diversão e solidariedade, o bingo contou com a participação ativa dos moradores da comunidade local e região. O prefeito Rodrigo Massulo e os vereadores André Selistre, Valtair Andrade e Valdir Silva marcaram presença no evento além dos amigos, familiares, ex-alunos e muitos colaboradores, demonstrando apoio para que o referido prédio possa realizar atividades de cunho religioso e social essenciais para a coesão e apoio à comunidade, além da manutenção adequada do antigo prédio.
O local escolhido para sediar o bingo foi o Salão Comunitário Nossa Senhora das Graças, na localidade de Montenegro. Os prêmios foram doados por empresas locais e pela comunidade, evidenciando o envolvimento e apoio de todos os setores da cidade. Josemar Bandeira, morador da localidade e um grande entusiasta da comunidade, foi o cantador do bingo e leiloeiro oficial.
O sucesso do bingo marcou um importante passo rumo à realização do sonho da comunidade de muitos anos.
A conversa da comunidade do Sertão do Montenegro, 1º Distrito de Santo Antônio da Patrulha, com o vereador Valdir Silva já vinha sendo tratada há algum tempo. A ideia seria conseguir uma autorização, por parte do Poder Executivo, de utilização do prédio da extinta Escola Municipal de Ensino Fundamental São João.
Em apenas 15 dias o prefeito, Rodrigo Massulo, concedeu a liberação, em 21 de setembro de 2023, para que a comunidade do Sertão do Montenegro possa realizar os reparos necessários, muito comemorada pela comunidade.
A escola foi construída em um terreno doado pelo senhor Manoel Fernandes Dias, morador da localidade. Com o esforço e união de todos da comunidade, em 1942, foi inaugurada a escola que foi chamada Aula Municipal de Sertão I. Na época o número de alunos chegava a mais de cem, sendo 40% na primeira série. Os alunos vinham das localidades mais próximas como Montenegro, Ribeirão, Sertão II, Palmeira do Sertão, Portão e Boa Vista. Uma das primeiras professoras da escola foi Maria do Carmo Magalhães.
E a professora que esteve desde 1991 até a desativação foi a professora Isabel Cristina Silva dos Santos, como diretora e professora e hoje está aposentada, mas colaborando para que a comunidade continue usando o prédio.
Com o passar dos anos a escola foi ficando precária, necessitando de prédio novo. Foi então que o senhor Pedro José de Oliveira e a senhora Maria Bittencourt de Oliveira doaram uma fração de terra a uns 200 metros no local da antiga escola, para que as autoridades pudessem construir o novo prédio. Em 3 de maio de 1980 foi realizada a cerimônia de inauguração da nova escola. Em 1998, pelo decreto de nº 7.829/98 a escola passou a denominar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental São João.
Por fim, o casal Mauro e Neuza agradecem o empenho da comunidade do Sertão do Montenegro, a comissão do Salão Comunitário Nossa Senhora das Graças e todos os demais apoiadores. “Graças à colaboração de vocês, o bingo foi um sucesso e a comunidade do Sertão do Montenegro compareceu em grande número”.