No último dia 08, os alunos Lívia Cruz Ramos e Rafael de Jesus Tressoldi, da Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense, foram premiados na Infomatrix Chile 2023. Os estudantes, acompanhados pelos professores Mateus Santos de Carvalho e Adriano Cardoso Pinto e a Diretora Bianca Salazar dos Santos, formaram a comitiva da escola e embarcaram para Chillan, no Chile, para participar da feira internacional que reuniu participantes de países latino-americanos.
PAÍSES PARTICIPANTES
Dentre os participantes, estavam estudantes do México, Brasil, Bolívia e Chile.
As apresentações e avaliações dos trabalhos ocorreram na quinta e sexta durante o dia, incluindo trabalhos de robótica, animação, divulgação científica e contos científicos O evento foi sediado na universidade da cidade, a INACAP e contou com a presença de professores, universitários, alunos de cursos técnico e médio, como também alunos das escolas públicas da região. A escola organizadora da feira foi, inclusive, uma escola pública, a Liceo Martin Ruiz de Gamboa, o que evidenciou ao grupo brasileiro o quanto a ciência e tecnologia nas escolas chilenas são muito valorizadas. A iniciação científica inicia desde de muito cedo com os alunos e alunas.
PREMIAÇÃO
A cerimônia de premiação ocorreu ao final da tarde de sexta, em que o Projeto Saúde Mental: a necessidade do autoconhecimento dos jovens no espaço escolar recebeu o troféu de Prata e uma honraria homenageando as escolas públicas que desenvolvem e incentivam a ciência em sala de aula. O reconhecimento do projeto entre a comunidade científica internacional é algo muito recompensador à escola e, principalmente, aos alunos autores do trabalho. Além disso, a experiência de uma viagem internacional e a possibilidade de troca de experiências com pessoas e culturas de outros países foi excepcional e inesquecível aos cientistas patrulhenses. A saúde mental se mostrou um assunto emergente não só no Brasil, mas em vários lugares, como foi possível notar em conversas com alunos, professores e diretores de instituições que participaram da feira. O grupo de estudantes e docentes acreditam que o incentivo ao autoconhecimento dos jovens e a divulgação adequada e responsável de informações acerca da saúde mental pode não só atravessar fronteiras geográficas, como fronteiras sociais e permitir uma melhor qualidade de vida escolar aos nossos jovens.
CONTEMPLADOS FALAM SOBRE A IMPORTANTE CONQUISTA NA INFOMATRIX CHILE 2023
“A conquista deste troféu em uma feira fora do país é para nossa escola o resultado de muito esforço e orgulho da qualidade de escola pública. Conseguimos através de muita luta e muitos amigos que realmente abraçaram nosso projeto e fizeram acontecer, que acreditaram no potencial, e na necessidade que existe em falar sobre saúde mental nas escolas. Os agradecimentos são muitos, mas aqui trago a Secretaria de Educação do Estado, em especial a Secretária Raquel Teixeira, a 11ª Coordenadoria de Educação de Osório, o Coordenador Fabrício Soares e o Coordenador Adjunto Rodrigo Firme e equipe, e Câmara de Vereadores de Santo Antônio, representada pelo Presidente Ezequiel Peixoto, enfim todos aqueles que acreditaram e tornaram possível esse sonho”, relata a Diretora Bianca Salazar.
TROFÉU SERÁ INCENTIVO
“A participação nesta e em outras feiras tem provocado um movimento muito interessante na nossa escola, mostrando para os nossos alunos e alunas o poder da educação pública e da ciência e o quanto a dedicação dentro e fora de sala de aula pode proporcionar experiências incríveis como essa que a Lívia e o Rafael tiveram”, salienta o Professor de Iniciação Científica Mateus Carvalho.
VIBRAÇÃO
A Lívia e o Rafael já estavam muito animados e se mostravam completamente satisfeitos mesmo antes da premiação iniciar, mas, ao anunciarem o título do projeto e os nomes deles como premiados, os dois ficaram em êxtase, comemorando muito o resultado. Com o troféu em mãos, a primeira ação dos dois foi anunciar aos amigos, familiares, professores e colegas da escola o prêmio, compartilhando a felicidade deles com a comunidade patrulhense.
“Ficamos muito felizes em receber o prêmio em uma feira internacional, onde passamos por etapas difíceis, como apresentar em espanhol. Foi muito gratificante receber este reconhecimento tão longe”, relata a aluna Lívia Cruz
PRIMEIRO VOO
“Sim, foi a primeira. Estávamos um pouco nervosos no primeiro voo, mas ao longo da viagem fomos se acostumando com a sensação de estar voando e atravessando fronteiras. O sentimento de realização no olhar de cada um de nós era algo inexplicável, com toda certeza amamos viajar e fazer história”, afirma ainda bastante feliz com a premiação o aluno Rafael Tressoldi.
UM PRESENTE!
“Além da premiação, a comitiva ganhou de presente da organização da Infomatrix um passeio para conhecer os Nevados de Chillán, onde visitaram a pista de ski e as piscinas de águas termais, vindas diretamente dos vulcões que rodeiam a cidade. “Todos nós ficamos encantados com a neve, foi emocionante, a experiência foi fantástica. Todos voltaram a ser crianças, fazendo bonecos de neve e aproveitando cada segundo”, finaliza a Diretora Bianca Salazar.