Da adaptação dos maternais até a expectativa do último ano na educação infantil, crianças de 0 a 5 ano de idade retornaram às salas de aula.
Coração apertado dos pais, alegria das crianças. No primeiro dia de aula do ano letivo de 2023, na última sexta-feira (3/2), as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Gravataí acolheram as crianças e iniciaram as adaptações com os novos alunos, pais e responsáveis. Na Emei Favo de Mel, o clima era de muita saudade. “Ano que vem vamos para a escola de gente grande, onde tem um monte de matéria difícil”, contou um dos alunos do Pré II.
A diretora da Emei Favo de Mel, Marinez de Andrade Pinto, comentou a expectativa de um ano bom e tranquilo “sem que tenhamos que pensar na Covid”. A Emei atende aproximadamente 240 alunos entre 0 e 6 anos de idade, com turmas de Berçário, Maternal e Pré-escola. Se para as crianças da educação infantil, as férias já encerraram, para os alunos dos ensinos fundamental e médio ainda há duas semanas de descanso e preparação para a rotina. “O retorno dos demais alunos da rede ocorrerá no dia 27 de fevereiro”, lembrou a secretária da Educação de Gravataí, Magda Ely.
Emoção na adaptação
Os primeiros dias na Educação Infantil são conhecidos pelos períodos de adaptação ao ambiente escolar. Para Jussara Helena, mãe da pequena Sophia, de cinco anos, o primeiro dia ainda é de aperto no coração. Este é o terceiro ano de Sophia na Emei Favo de Mel, e Jussara confessou: “só quem chorou fui eu, ela foi explorar a sala e ver os colegas”.
Na Emei Oniva de Moura Brizola, os pequenos estavam eufóricos no horário de saída. Enquanto saíam um a um para tirar fotos com a placa de “meu primeiro dia no pré”, as crianças contavam sobre o incrível primeiro dia de aula e sobre como estavam ansiosos para os próximos. De acordo com a professora Natalia Souza e Silva, esse primeiro encontro foi tranquilo.
A vice-diretora da Emei Oniva, Jaqueline dos Santos Goe, comentou que os alunos demonstraram alegria em estar de volta à escola. “Nos berçários sempre há um pouco de choro, pois quanto mais novos, mais apegados aos pais eles são, mas, ao longo do dia, foram entendendo que haviam mudado de sala e de professor”, relatou.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Mariclei Soares Martins, o período de adaptação é parte fundamental do processo de aprendizagem e do desenvolvimento das crianças. “É durante a adaptação escolar que se consolida uma relação de confiança. A criança percebe-se num ambiente seguro e acolhedor. A construção de condições adequadas são fundamentais para que os bebês possam interagir e explorar o ambiente com autonomia”, salientou.