Esteve recentemente em visita à FOLHA PATRULHENSE, o deputado estadual eleito Joel Wilhem (Progressistas), natural de Igrejinha e que se elegeu com 39.225 votos.
O novo parlamentar, que já foi prefeito em seu município, veio para agradecer aos 108 votos recebidos em Santo Antônio da Patrulha. Ele estava acompanhado do vereador Ezequiel Peixoto.
“Agradeço a todos que deram seu voto de confiança. Minha votação foi bastante positiva, porque a expectativa era muito boa. Sabemos que é um compromisso grande e precisamos honrar esta confiança. Desde já agradecemos a todos os municípios, mas independente disso, desejo me colocar à disposição de toda a região para ser o deputado que vai representar esta região, e à disposição do prefeito Rodrigo, do vice Marcelo Gaúcho e dos vereadores, Ezequiel Peixoto e Tio Brito.”
BANDEIRAS
O novo deputado afirma que tem como uma das bandeiras, construir e demonstrar ao próximo secretário da Saúde e ao governador que “é nosso objetivo termos uma referência nova e de alta complexidade de traumatologia que é nossa principal bandeira de luta.”
O deputado revelou que esta complexidade deverá se localizar em Parobé, cujo hospital já foi ampliado e deve, com esta medida, atender, inclusive, Santo Antônio. É um dos seus compromissos. O outro refere-se à educação, porque Joel Wilhem defende a municipalização do ensino fundamental estadual, por reconhecer a ótima qualidade prestada pelos municípios.
EDUCAÇÃO
“Na Educação tentaremos demonstrar ao próximo secretário da educação que é muito melhor municipalizar o ensino fundamental, e fazer parceria com os municípios que fazem uma gestão espetacular. Rio Grande do Sul é o sexto estado que mais recebe um valor do FUNDEB por aluno e o 165º que dá resultado. No geral, nas escolas municipais a estrutura é muito melhor do que as estaduais.
Que o Estado possa passar as estruturas físicas aos municípios passando os profissionais concursados para os municípios e este cadastre estes alunos no FUNDEB e que o município receba valor por aluno. Com isso, todos ganham: professores, diretores, principalmente os alunos”.