A manhã de domingo, mesmo que tenha começado com chuva e continuidade da instabilidade, não impediu que aproximadamente duzentas pessoas, entre patrulhenses e especialmente turistas, participassem da Caminhada comemorativa ao aniversário daquele importante evento turístico.
A chegada de quatro ônibus com romeiros de vários pontos do Estado, aconteceu às oito horas da manhã, com recepção pelo prefeito Rodrigo Massulo, secretário da Cultura, Turismo e Esportes Sérgio Airoldi, diretora de Turismo Carmen Alminhana Monteiro e Guardiões do Caminho, Jaime Müller, Tilton Martins e Igor Oliveira.
Após a tradicional bênção dada pelo padre Adalberto Lumertz Borges, os participantes foram levados em ônibus até aos dois pontos de partida, no acesso ao Montenegro na ERS-030 e junto à Agasa, onde se situa o trecho mais longo da caminhada.
No percurso somaram-se osorienses e caraenses que estão se somando ao evento patrulhense que passa a ser regional.
O SAPedal também fez a sua presença, orientando os caminhantes.
A finalização aconteceu na sede do município, de onde havia ocorrido o ponto de partida.
No caminho, muitas paradas para admirar as belezas da natureza, a bela lagoa vista do alto, além dos tradicionais produtos da terra que podem ser adquiridos ao longo do trajeto.
Todo o trecho foi revitalizado e tanto o prefeito Rodrigo Massulo como o secretário Canário comemoraram a beleza em que se transformou o caminho depois das melhorias introduzidas.
SEGURANÇA
Tilton Martins, ao falar com a reportagem da FOLHA PATRULHENSE, cumprimentou as autoridades pelo sucesso do empreendimento turístico, ao mesmo tempo em que, tanto ele, como sua esposa Janete, alertaram para a necessidade de maior segurança no trajeto, pois há motoristas e motociclistas trafegando em alta velocidade pelo local, colocando em risco as pessoas que utilizam o trajeto.
CAMPEÃO DO CAMINHO
Já Jaime Müller, ainda no interior da Igreja Matriz, onde ocorreu a bênção, disse ao repórter da Folha Patrulhense: “Hoje estarei fazendo a minha 111ª Caminhada!”
Ele tem sido festejado por ser um dos maiores adeptos daquele percurso à pé desde a sua inauguração.