Search
Close this search box.

IHGSAP se posiciona sobre evento religioso em Morro Agudo

As irmãs Rosa Maria Gil Gomes e Maria Helena Gil Peixoto, integrantes do Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio da Patrulha assistiram à manifestação religiosa de procissão de Nossa Senhora Aparecida em Morro Agudo que acontece todos os anos no dia 12 de outubro.
Impressionadas e motivadas pelo espírito de preservação dos valores culturais de uma comunidade, ambas enviaram este texto à FOLHA PATRULHENSE:
“Sabíamos que anualmente a comunidade de Morro Agudo realiza celebração em honra a Nossa Senhora Aparecida e oferece festa às crianças, porém eram poucas as informações. Dessa vez, recebemos o convite e na tarde do dia 12/10 fomos até lá, desfrutando das lindas paisagens, alcançando a procissão que chegava em frente à Igreja de São Sebastião, onde o Pe. José Marcelino Wilrich abençoava as pessoas a pé, cavaleiros, carretas, motos e automóveis.
Encantou-nos o lindo lugar, a igreja ao alto com o salão paroquial ao lado e o grande número de presentes: crianças, jovens, moradores da comunidade, da vizinhança e visitantes. Após a bênção, todos eram convidados para acompanhar a missa no salão. Os alunos da catequese fizeram uma emocionante encenação louvando Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, os presentes partilharam uma bonita mesa com saborosos quitutes, oferecidos em abundância pelas senhoras e famílias locais. As crianças foram ainda presenteadas com doces e guloseimas.
Tudo aconteceu num ambiente fraterno e respeitoso: todos se serviam à vontade e sem atropelos, vivenciando a alegria da fé, da amizade e da partilha.
Como associadas do IHGSAP sentimo-nos muito felizes por conhecer essa manifestação de espírito religioso, comunitário e cultural do Morro Agudo, que merece ser mais conhecida e valorizada, bem como tantas outras identidades que nosso interior apresenta.
Satisfação ao encontrar antigos alunos e pais da Escola Cândido de Barros, engajados e comprometidos como cidadãos na sua comunidade”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade