O governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação (SOP), autorizou, na segunda-feira (22/8), o repasse de R$ 10,4 milhões para a segunda etapa da indenização das famílias que residiam às margens da ERS-118 e foram retiradas para a realização das obras de duplicação da rodovia.
Nesta etapa da ação, 130 famílias serão indenizadas com R$ 80 mil, em parcela única, para viabilizar a casa própria. O ato de assinatura foi liderado pelo titular da SOP, Volnei Minozzo, e pelo diretor de Habitação da SOP, Edilson Marques, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.
A previsão é que a terceira etapa ocorra em setembro e, até o final do ano, 722 recebam a indenização. Essas famílias, oriundas da Região Metropolitana, em sua maioria de Sapucaia do Sul, aguardavam reassentamento ou indenização e vinham recebendo o Aluguel Social do Estado mensalmente, desde a obra na rodovia.
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) elaborou o acordo que será celebrado com cada família beneficiária, por meio do Centro de Conciliação e Mediação do Estado. O pagamento do benefício será feito 30 dias após a homologação da documentação entregue, que é analisada pelo departamento de Habitação da SOP.