Giro Político #9: Executiva do MDB/RS aprova indicativo que abre margem para apoio a Leite

“Estou aqui em missão de paz. Não faço política de ameaça, toma lá, da cá ou de constranger companheiros. Estou aqui para colocar de maneira muito franca e respeitosa a realidade do partido”. Essas foram as primeiras palavras do presidente do MDB Nacional, deputado Baleia Rossi (SP), ao se reunir na tarde desta quarta-feira, 13 de julho, com a Executiva, parlamentares e representantes dos prefeitos, vereadores, jovens e mulheres do partido no Rio Grande do Sul.

Baleia fez alusão ao processo de renovação da legenda nacionalmente e, que para isso, recebeu prontamente o apoio da seção gaúcha, segundo ele, sempre com posições muito claras e firmes. “O RS nunca optou por percorrer o caminho mais fácil. Com postura política, honra a sua trajetória”, pontuou.

Ele também trouxe um retrospecto do papel do centro democrático no projeto de tentar quebrar a polarização política instaurada atualmente no País, mencionando o destaque conquistado pela senadora Simone Tebet no cenário de terceira via. “Ela deixou para trás outros bons e potenciais candidatos”, relembrou.

Baleia ainda elencou os atributos políticos do deputado Gabriel Souza, pré-candidato ao Palácio Piratini. “Gabriel representa uma nova geração que se destaca por sua atuação. Teve postura firme na liderança do Governo Sartori e na presidência da Assembleia Legislativa. Se cacifou para ser candidato a governador”, disse.

Porém, diante do atual momento político do Brasil e em defesa do legado dos governos Sartori e Leite no RS, o presidente do MDB Nacional objetivamente fez um apelo aos correligionários gaúchos para que avaliem a possibilidade de abrir o diálogo para uma aliança com o PSDB e, assim, construir a convergência em prol da continuidade do projeto iniciado há oito anos.

“Não se faz política sem amor e conhecemos o valor do trabalho da nossa militância. Hoje, a candidatura da Simone representa, inclusive, uma resposta a essa base que sempre exigiu candidatura própria à presidência da República”, justificou.

Contextualizando a trajetória do MDB gaúcho, Baleia fez questão de valorizar o fato de a legenda nunca ter deixado de concorrer ao Governo do Estado e ter realizado quatro grandes administrações. Por outro lado, observou que da mesma forma, em nível nacional, o PSDB também jamais deixou de participar das eleições à presidência da República. “A nossa expectativa é de preservar o centro democrático”. E arrematou: Agora, independente de qual for a resposta dos gaúchos, vamos respeitá-la”.

Posição do RS

Após ouvir o presidente Baleia Rossi e a manifestação de dezenas de líderes partidários, a Executiva Estadual aprovou o indicativo de ampliar o debate em torno do projeto de sustentação do centro democrático. “Vamos conversar, pois o diálogo e o respeito são marcas do MDB. A decisão do colegiado será formada a partir disso”, definiu o presidente Fábio Branco. A partir de agora, uma série de conversas serão promovidas internamente. Na próxima segunda-feira, dia 18, às 18h, a Associação de Prefeitos e Vices reunirá o seu colegiado para tomada de decisão.

Patricia Alba e Osmar Terra são contra apoio

“Nossa vinda foi para falar a realidade nacional do partido e a importância da construção do centro democrático no Brasil e no RS. Em nenhum momento há nenhum tipo de intervenção, faca no pescoço ou pressão para que isso ocorra”, afirmou o presidente nacional do MDB, chamando sua visita ao Estado de “missão de paz”, embora relatos internos deem conta de um clima tenso na reunião. Segundo Baleia, os votos divergentes foram do deputado federal Osmar Terra e da deputada estadual Patrícia Alba. Nacionalmente, o PSDB abriu mão de candidatura própria a presidência da República, apoiando a senadora Simone Tebet.

Leite anuncia apoio do União Brasil

Nesta quarta-feira (13/7), Eduardo Leite anunciou o apoio do União Brasil a sua candidatura ao governo do Estado. “A família União Brasil soma forças a esse projeto que busca o diálogo, a convergência e o ataque apenas aos problemas do RS. Temos o mesmo propósito e nossa agenda é avançar nas mudanças para melhorar a vida e o futuro de todos os gaúchos”, publicou no facebook o ex-governador. Acompanha a declaração uma foto de Leite ao lado do presidente estadual do União Brasil, Luiz Carlos Busato.

Deputados aprovam projeto que reestrutura carreira de nível médio da Brigada Militar

Depois de quase de três horas de debates, os deputados aprovaram na noite de terça-feira (12/7) o PLC 468/2021, do Poder Executivo, que altera a legislação que trata da carreira dos servidores militares do Rio Grande do Sul. A proposta, que recebeu 51 votos favoráveis e nenhum contrário, reestrutura a carreira de nível médio da Brigada Militar, aproximando  os critérios de promoção por merecimento aos usados nas progressões do  nível superior da corporação, conforme a justificativa do governo que acompanha o projeto.

Projeto que reduz IPI para pessoas com deficiência é protocolado

A deputada federal Liziane Bayer (Republicanos) protocolou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 1883/2022. O objetivo é permitir que pessoas com deficiência que vieram a adquirir veículos utilitários, como camionetas, furgões, pick-ups e assemelhados, também tenham isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Para a parlamentar, a medida é justa e necessária, uma vez que parte das pessoas com deficiência exercem atividades que exigem a utilização de veículos apropriados para o transporte de mercadorias. Além disso, trata-se de uma ação para igualar o trato a todos, sendo que a isenção já é válida para pessoas com deficiência na compra de automóveis de passageiros.

“Esse é mais um projeto de inclusão social, bandeira que tanto batalhamos durante o mandato. Muitas pessoas com deficiência dependem deste tipo de veículo para o exercício das suas atividades econômicas. E nada mais justo do que estender a isenção do tributo para os veículos utilitários”, defendeu a deputada.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade