A partir de agora, as instituições religiosas de pequeno porte, até 300m², poderão solicitar alvará de localização, em conformidade com a legislação vigente
Na noite de sexta-feira (1°/7), o prefeito Luiz Zaffalon, em cerimônia realizada no CTG Aldeia dos Anjos, homologou a Lei nº 4.495, que regulamenta o funcionamento das igrejas evangélicas no município. A partir de agora, as instituições religiosas de pequeno porte (até 300m²) poderão solicitar alvará de localização, em conformidade com a legislação vigente.
A partir da sanção da lei, vai competir ao município de Gravataí expedir o alvará de funcionamento das igrejas (Congregações, Capelas Cristãs, Centro de Orações, Núcleos de Orações e Tabernáculos da Fé), criando as condições específicas para regulamentação da atividade de acordo com a finalidade e a realidade local.
“A gente sabe do trabalho e da importância da igreja para a sociedade. Eu, que sou descendente de italianos e vim de uma formação familiar religiosa, sempre tive uma adoração especial pela contribuição que as ideologias cristãs trouxeram para a sociedade”, destacou Zaffa. O prefeito comentou ainda que: “O que faço aqui é dar condições para que a crença cristã possa trabalhar. Onde tem fé, tem igreja, tem ordem e a sociedade caminha bem”.
O vereador Claudecir Lemes, autor da lei municipal, destacou que Gravataí, como 4ª economia do estado, não possuía uma lei que regulamentasse o funcionamento das igrejas. “Nada melhor que a gente que está inserido no contexto da igreja olhar para estas necessidades”, ressaltou o parlamentar, que também é membro da bancada evangélica na Câmara de Vereadores de Gravataí.
A cerimônia, que contou com a presença de membros e representantes das igrejas evangélicas do município, foi finalizada com um momento de oração, ministrado pelo Pastor Bento, da Igreja Batista Filadélfia. Também estiveram presentes na ocasião, o vice-prefeito Dr. Levi; o ex-prefeito de Gravataí Marco Alba; os vereadores Alan Vieira, Alex Peixe, Carlos Fonseca, Demétrio Tafras e Fábio Ávila.