Search
Close this search box.

Bancada do MDB na Câmara sugere que Município compre exames de Mamografia

A bancada do MDB da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, está sugerindo que exames sejam comprados pelo Município na rede particular enquanto o novo equipamento não é adquirido.
O mamógrafo, equipamento que detecta precocemente o câncer de mama, está danificado, sem possibilidade de conserto, não realiza mamografias desde o ano passado no hospital local.
A preocupação dos vereadores é de quanto tempo mais as patrulhenses ficarão sem esse importante atendimento.
A SUGESTÃO
Conforme Paulo Neves, o requerimento assinado pelos demais vereadores da sua bancada sugere que a Prefeitura contrate exames particulares para que as mulheres não fiquem sem a prevenção, que é fundamental no tratamento de sucesso para combater a doença.
PREOCUPAÇÃO
O líder da bancada, Valdir Silva diz que o Município está se mobilizando para providenciar a compra de novo equipamento, mas segundo ele, esses processos de compra demoram e “as mulheres patrulhenses e caraenses que tinham este recurso disponível no hospital, não podem esperar. Salvar vidas é a nossa preocupação”, destacou.
O QUE DIZ A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
O secretário municipal da Saúde confirma que o aparelho de mamografia do HSAP está ultrapassado, mas continua fazendo exames de urgência e emergência para o hospital e rede primária, porém, de forma limitada. Algumas questões avaliadas como de muita urgência estão sendo encaminhadas a Osório.
No entanto, Antônio Selistre afirma que a situação hoje está sob controle, mas que é necessário um novo aparelho, acreditando que, em poucos meses, tudo já esteja solucionado e o novo mamógrafo funcionando plenamente.
Um relatório apresentado ao secretário sobre as condições do atual equipamento o define que, pelo tempo de uso (tem mais de dez anos), já está depreciado e com tecnologia obsoleta, porém, atende casos em nível de restrição.
ARITA BERGMANN
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann afirmou, quando o prefeito Rodrigo Massulo, o vice Marcelo Gaúcho, o Presidente da Câmara André Selistre e o secretário da Saúde Antônio Selistre foram ao seu gabinete, em POA, que irá destinar um novo mamógrafo para aquela instituição de Saúde, atendendo ofício e solicitação encaminhada pela Administração Municipal.
CONFIRMADO
O prefeito Rodrigo Massulo, ao ser indagado pela reportagem da FOLHA PATRULHENSE sobre o novo mamógrafo prometido pelo Estado, disse que está confirmada a vinda do equipamento.
O deputado federal Nereu Crispim está fazendo também uma indicação destinando um milhão de reais para a compra deste equipamento, mas, como o Estado deve entregar um novo equipamento, esse importante valor destinado por Crispim deverá ser utilizado para aquisição de outro importante equipamento, o que será avaliado pela gestão municipal, talvez até para aquisição de um novo tomógrafo.
Na administração passada, afirma Toninho Selistre, o problema do atual mamógrafo já fora comunicado, mas, como a situação não foi resolvida à época, foi reduzida a capacidade de atendimento, tendo em vista as condições ultrapassadas de vida útil do aparelho.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade