Uma tarde para ficar na história da comunidade de Gravataí, mais precisamente na memória dos moradores do Residencial Breno Garcia, na parada 103 da ERS-030. O prefeito Luiz Zaffalon, acompanhado do ex-prefeito Marco Alba, inaugurou a primeira escola municipal de ensino fundamental (EMEF) do maior empreendimento imobiliário popular do sul do país, que conta com 2.025 residências. A instituição de ensino leva o nome de Suely Silveira Soares, mãe do ex-prefeito e atenderá crianças, adolescentes e adultos em nível de Educação Infantil, Ensino Fundamental e ainda na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Zaffa lembrou que a escola, que leva o nome da “dona Suely, é uma homenagem as centenas de mulheres que moram no residencial e em tantos outros locais da cidade e que são chefes de suas famílias”. “Estamos entregando uma escola que tem tudo de melhor no que diz respeito a educação pública. Aqui firmo um compromisso de entregar tantas mais escolas sejam possíveis, assim como esta, aonde as pessoas da nossa cidade mais precisarem”, garantiu o prefeito, ressaltando que por meio do Breno Garcia foram garantidas moradias dignas para muitas pessoas que vivem em situação de risco e vulnerabilidade extrema. Mãe do menino Rômulo, de apenas 6 anos e estudante do primeiro ano, Pâmela Rodrigues, foi até a cerimônia de inauguração da escola por acreditar que este será um marco na vida do seu filho. “A escola é linda, espero que aqui as crianças sejam felizes, acolhidas e que aprendam muito, para crescerem pessoas boas e com futuro.” Já o pequeno Rômulo, com uma curiosidade no olhar, ressaltou que é na escola que fará amigos. “Aqui, vou aprender as letras, os números e vou brincar muito”, disse o menino sorridente.
Ofertar educação é cuidar das pessoas
Em uma cerimônia cheia de emoção, o filho da dona Suely, o ex-prefeito Marco Alba, relembrou a sua maior determinação como político, que é a de cuidar das pessoas.
“Essa escola representa a vida de uma mãe que abriu mão de diversos prazeres da vida, menos o prazer de cuidar, educar e preparar os seus filhos para a vida. O objetivo da nossa gestão, que iniciou com o falecido Acimar Silva, passou por mim e agora tem o Zaffa, é mudar a vida dos outros para melhor. Hoje, estamos vivenciando a vitória das mais de duas mil famílias que habitam o Residencial Breno Garcia”, disse, Alba. Nora de Suely, a deputada estadual Patrícia Alba ressaltou que muito mais importante que a obra física realizada, é a forma como a escola levará educação de qualidade para as crianças que farão daqui a sua casa. “Estamos vivendo o futuro de toda a comunidade de Gravataí. É uma oportunidade para que a população possa ter uma vida muito mais digna no futuro.”
A secretária municipal de educação Sonia Oliveira afirmou que estar dentro da escola pronta é a realização de um sonho. “Graças a essa gestão de sucesso, estamos entregando para mais de 800 alunos uma escola modelo, com tecnologia de ponta e que nos enche de orgulho.”
Saiba mais sobre a EMEF Suely Silveira Soares
A EMEF Suely Silveira Soares é o primeiro equipamento público desta modalidade de ensino instalado no residencial. Ela atenderá crianças a partir dos quatro anos de idade, ofertando pré-escola, Ensino Fundamental regular e EJA. O objetivo é oportunizar uma educação de qualidade e sem precedentes naquela região, bem como o aumento do elenco dos direitos protegidos para milhares de famílias de Gravataí.
O projeto modelo conta com 12 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e ginásio de esportes, entre outras instalações. A escola está localizada na Rua Coqueiro do Sul, em uma área construída de 3.247,89 metros quadrados. A obra custou em torno de R$ 4 milhões, por meio de financiamento com a Caixa Econômica Federal e foi executada pela empresa Elo Construções e Instalações.