Com Mauro Moraes cantando Milonga Abaixo de Mau Tempo – música emblemática da 7ª edição interpretada por José Claudio Machado -, a 35° Moenda da Canção, que ocorre de 12 a 14 de agosto em Santo Antônio da Patrulha, teve seu lançamento na quinta-feira (4) no Instituto Estadual de Música da Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre.
Na ocasião foi apresentada a programação do festival, juntamente com a 11° Moenda Instrumental e a 1° Moendinha, que tem patrocínio da Da Colônia Alimentos Naturais, Qualicoco, De Mello Incorporações e Arroz Massulo, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Gabriella Meindrad, secretária adjunta da Cultura do Estado que representou o governador Delegado Ranolfo Vieira Júnior, enfatizou a diversidade musical da Moenda. “Esta sempre foi uma das suas marcas que encanta a todos e todas. E para nós da Secretaria é uma felicidade estarmos presentes e apoiando o festival”, ressaltou ela.
O prefeito municipal Rodrigo Massulo reforçou o convite a Moenda e a Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Arroz (Fenacan) – que acontece de 10 a 21 de agosto – e citou os versos de Jaime Vaz Brasil em Profecias, da 1ª edição, para falar do reencontro do festival com seu público e mencionou a 1ª Moendinha, que chega para dar as crianças e jovens de 8 a 17 anos, a oportunidade para interpretar canções que fazem parte do vasto acervo do festival “Recorro a letra que diz ‘nesse clima de espera há novidades maduras’. Estamos ansiosos por este reencontro, após dois anos. Uma espera e tanto. Mas temos certeza de um grande espetáculo em nossa cidade”, disse.
Nilton Júnior da Silveira, presidente da Moenda, também destacou a importância da Moendinha. “Abriremos um espaço para os jovens talentos, para as crianças, pois é através delas, da educação e da música que teremos um futuro melhor”, disse ele lembrando outra iniciativa, a digitalização de toda a discografia do festival nas plataformas digitais, além de agradecer o empenho de todos os colaboradores.
O produtor cultural João Bosco Ayala Rodriguez enalteceu a parceria público privada que viabiliza esta edição. “A Moenda avança com um projeto de Lei que associa grandes empresas a este festival que é um dos principais do Brasil”, afirmou.
Também estiveram presentes ao lançamento Marcelo Gaúcho, vice-prefeito, Sérgio Airoldi, secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Adriana Sperandir, diretora do Instituto Estadual de Música, Willian Freitas e José Ricardo Vaz – representantes da Da Colônia Alimentos Naturais, Gustavo Weber – Presidente da Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha, Carmen Alminhana Monteiro e Antônio Carlos Maciel Monteiro, dois dos idealizadores e entusiastas do festival, entre outros convidados.
Maria Luiza Benitez, Paulinho Goulart, Guilherme Castilhos e Raphael Madruga, que fez uma linda homenagem ao músico e ator Alexandre Cardoso falecido recentemente, também foram estrelas de uma noite que terminou com o que a Moenda tem de melhor: excelente música.