Nilton Júnior fala sobre o retorno presencial do Festival

Vai ser nesta semana que o público voltará a lotar o Ginásio de Esportes Caetano Tedesco para vibrar com as canções que estarão no palco da 35ª Moenda da Canção.
Nosso tradicional festival retorna dois anos depois da pandemia que fez com que, para não haver interrupção na série de festivais, a Moenda retornou apenas sob a forma online.
Amanhã, sexta-feira, teremos a primeira noite do nosso festival e certamente com o ginásio repleto, não apenas de patrulhenses, como de visitantes que voltarão para prestigiar um dos mais importantes festivais culturais do Estado do Rio Grande do Sul.
LANÇAMENTO
O lançamento oficial aconteceu na Casa de Cultura Mário Quintana com a presença, além do presidente Nilton Júnior, do prefeito Rodrigo Massulo e do secretário da Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Airoldi, o Canário.
E no último domingo (06), no evento cultural ocorrido na Praça da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, o público pode assistir ao lançamento local com as presenças no palco, do prefeito Rodrigo Massulo, do presidente da Câmara vereador André Selistre, do secretário municipal da Cultura, Turismo e Esportes Sérgio Airoldi e do presidente da Moenda.
EXPECTATIVA É GRANDE
Nesta edição voltamos a conversar com Nilton sobre o Festival. Perguntado sobre a expectativa de público este ano, ele disse que já esperava uma grande expectativa da comunidade musical Rio-grandense e brasileira, “mas estamos muito felizes com a expectativa de nossa comunidade. Nas escolas da sede da rede municipal já estão sendo trabalhadas as músicas classificadas nesta edição e, através dos alunos, pude acompanhar o entusiasmo e expectativa tanto dos alunos quanto dos professores. Também recebemos diversos contatos de pessoas de nossa comunidade interessadas em ajudar de alguma forma e isto é algo que buscamos desde o primeiro dia de nossa gestão: poder integrar a comunidade e fazê-la participar ativamente da Moenda da Canção que é um festival de todos em nossa cidade”.
NÍVEL DAS MÚSICAS CONCORRENTES
Explica Nilton Júnior, que é músico, que neste ano, foi permitido que músicas que tivessem participado de outros festivais, inclusive premiadas, pudessem participar da Moenda da Canção desde que não tivessem um ISRC, que é um registro onde o autor e músicos recebem direitos autorais pela obra. Então obras que estavam ‘perdidas’ em discos de outros festivais (ou até mesmo que não foram gravadas) puderam ter uma nova oportunidade de mostrar sua qualidade. “E as canções classificadas tanto na Moenda da Canção, Moenda Instrumental e Moendinha vão surpreender o público com sua qualidade. Temos excelentes canções para todos os gostos que à partir do dia 01 deste mês foram divulgadas nas redes sociais da Moenda da Canção e distribuídas aos veículos de comunicação para que o público possa conhecer as concorrentes antes do festival, e assim, escutar bem as músicas e poder levar sua torcida para sua canção favorita.
O GIRO DA MOENDA
O presidente Nilton Júnior lembra que tivemos dois anos longe de nosso público com irreparáveis e doloridas perdas. “Mas a Moenda precisa girar, e esse giro trará alegria e alento ao coração a à alma das pessoas. A música faz bem para a alma e é extremamente necessária na vida das pessoas. Tanto para a saúde física quanto mental. E convidamos toda a comunidade patrulhense que celebre essa retomada com a Moenda da Canção – um festival que é de todos em Santo Antônio da Patrulha. Um festival que é o orgulho para todos nós.”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade