O secretário municipal de Serviços Urbanos de Gravataí, Paulo Garcia, recebeu na manhã desta segunda-feira (23/1), o diretor campeiro da 1º Região Tradicionalista (RT), Fernando Machado, representando o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), para o encaminhamento do apoio da secretaria à realização do 25º Rodeio Internacional do Mercosul, que deverá ocorrer de 29 de março a 2 de abril próximo na cancha de laço do Parque Municipal de Eventos Valecy Cabeleira Bitelo – localizado na Estrada Etamar Osmério Soares (Estrada do Rincão) –, que tem inauguração marcada para 4 de março.
Comprometida com as ações do município no fortalecimento das atividades culturais, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) se comprometeu com os ajustes necessários na cancha do novo Parque de Eventos, que também poderá ser aproveitada para eventos e práticas esportivas pela população.
Conforme Machado, Gravataí é pioneira na execução de campeonatos de Tiro de Laço, dando origem aos posteriores campeonatos municipais do Rio Grande do Sul afora. “O bem-estar animal e dos competidores dentro da competição é o mais importante”, comentou Fernando, que lida com a segurança no processo das práticas tradicionalistas.
Fazem parte da 1ª RT onze municípios, além de Gravataí. De acordo com o secretário Paulo Garcia, a Prefeitura tem como objetivo trabalhar pelo resgate da cultura do laçador gravataiense. O Tiro de Laço foi considerado por lei (15.244/2018) como bem integrante do patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio Grande do Sul e como atividade desportiva, muito em função do exaustivo trabalho feito pelo estudioso e pesquisador do assunto, o gravataiense Eduardo Fonseca.
“É responsabilidade da secretaria deixar o parque em condições para que todos esses eventos ocorram de maneira sustentável e respeitando todos os regulamentos daqueles que utilizaram o espaço”, reforçou o secretário.
Além de eventos que visam a fomentar a cultura local, o parque também receberá diversas práticas esportivas e de lazer.