Aluna de inclusão na EMEI Mundo de Zacarias, Isabelli finalizou o ciclo da Educação Infantil em 2022.

Às 13 horas do dia 14 de dezembro, os alunos da turma Pré II da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Mundo de Zacarias aguardavam ansiosos. Ao entrar na sala de aula, as crianças ficaram eufóricas com a notícia entregue pela professora Júlia: “Hoje a Isa vem à aula”. Isabelli Cardoso tem cinco anos, é moradora do bairro e iniciou a educação infantil em 2022. Sorridente e muito popular entre os colegas, a menina tem paralisia cerebral, e, por consequência, uma saúde frágil, o que torna os dias de aula presencial ainda mais especiais.

Antes mesmo de cruzar a porta da sala, um dos alunos avistou a colega e sua mãe, Kátia Cardoso, pela janela. “A Isa chegou! A Isa chegou!”, a frase repetida duas vezes foi o suficiente para que as 12 crianças da turma ficassem na ponta dos pés para acompanhar, olhando pela janela, a chegada de Isabelli. Assim que entrou na sala de aula, a pequena foi recebida com muita alegria e abraços.

Emocionada, Kátia contou que estar com a filha na escola era uma conquista. “Eu tive muito apoio para que a Isa estivesse aqui, em particular, do setor de Educação Especial da Secretaria da Educação, da escola, da diretora, da professora e da monitora. Hoje eu posso dizer que me sinto orgulhosa, não só por ver minha filha em um ambiente acolhedor, mas de ter contribuído para que cada coleguinha pudesse ver uma pessoa com deficiência exatamente assim: como uma pessoa”, disse emocionada.

Após a recepção calorosa, a professora Júlia orientou aos alunos que guardassem as massinhas de modelar e se sentassem em círculo. No colo da professora, Isabelli participou da brincadeira da caixa musical, distribuindo sorrisos a cada música cantada pelos colegas de quatro e cinco anos. Na hora do lanche, a amiga Manuela conduziu Isabelli em sua cadeira de rodas até o refeitório da escola.

Júlia aproveitou o instante para contar sobre os primeiros dias de aula de Isabelli. “Nunca houve estranhamento por parte dos alunos, e, a cada pergunta, as crianças foram se familiarizando com a Isa. Lembro que uma das primeiras perguntas foi sobre como a Isa se alimentava, quando eu contei que ela não comia pela boca, pois não conseguia mastigar”, relatou.

Após o horário do café, as crianças foram para a pracinha da escola, onde receberam uma visita muito especial: A Mamãe Noel e sua ajudante. O momento de euforia entre os pequenos, tornou ainda mais memorável o último dia de aula presencial de Isabelli na Educação Infantil.

A curiosidade das crianças
Fundamental para todas as etapas da educação, a curiosidade das crianças foi o ponto principal para a integração da aluna à turma. A convite de Kátia, as crianças conheceram a casa onde Isabelli mora. O passeio foi o pontapé para que a docente da turma colocasse em prática o projeto “Um dia com a Isa”, em que, a cada semana, um aluno da turma levava para casa alguns objetos: uma boneca emprestada pela mãe de uma das colegas, um botton para sonda de gastrostomia (equipamento médico que possibilita a nutrição entérica que Isabelli recebe), um vidro vazio de soro e um suporte de madeira confeccionado pelo pai de Júlia, além de um caderno para que os pais pudessem registrar as interações das crianças.

Para Júlia, o retorno foi gratificante. “Foi lindo ler relatos dos pais sobre a sensibilidade dos filhos a cada troca de fralda e cada alimentação na boneca Isa.” O diário de registros do projeto foi entregue aos pais de Isabelli.

Mudar o mundo por meio das crianças

Durante a entrega do diário de registros, Valei Cardoso, pai de Isabelli, não conteve as lágrimas. “É muito emocionante saber que esse carinho pela minha filha não fica restrito aos professores, mas saber que os colegas a veem assim, com carinho, isso não tem preço.”

Para a coordenadora do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Simoni Coelho de Souza, relatos como o da mãe de Isabelli reforçam o compromisso da secretaria com a inclusão. “Não basta apenas garantir o acesso das crianças à escola, precisamos garantir um percurso de sucesso, de qualidade e equidade”, salientou.

Educação para todos
Tornar a educação mais inclusiva é uma pauta recorrente da prefeitura que, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem feito diversos investimentos na área: além da conquista de chegar ao número de 50 salas de recursos, de espaços para atendimento especializado a crianças e a adolescentes com deficiência, o município foi o primeiro no Brasil a adquirir, para todos os alunos com deficiência visual do município, o OrCam, óculos inteligente que possibilita o reconhecimento de rostos, leitura de livros e identificação de obstáculos, dando mais autonomia aos estudantes da rede.

De acordo com a Smed, os atendimentos ocorrem, uma vez por semana, por professores especializados em educação inclusiva que utilizam diferentes atividades pensadas e elaboradas, especificamente, para o desenvolvimento do aluno dentro e fora da sala de aula.

A secretária da Educação, Magda Ely, ressaltou que, na rede, atualmente, são mais de 1.200 alunos com deficiência matriculados e que o atendimento especializado no turno inverso é opcional e oferecido a todos.

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