Search
Close this search box.

15 DIAS SEM CELULAR: Crianças de CTG iniciam ‘confinamento virtual’ no RS; experiência é exibida em reality show

Um grupo de 30 crianças do CTG Patrulha do Rio Grande, de Santo Antônio da Patrulha, aceitou uma proposta desafiadora: passar 15 dias totalmente desconectado, sem celular.
É o Desafio Farroupilha “Desconectados”, 11ª edição do reality show dedicado às danças tradicionais gaúchas, que teve seu primeiro episódio exibido nesta sexta-feira (21), no Jornal do Almoço, na RBS TV.
Durante o período do “reality”, crianças serão incentivadas a resgatar brincadeiras tradicionais, ampliar a convivência com familiares e experimentar novas atividades planejadas pela produção. Tudo gravado pelos celulares dos pais e pela equipe do especial.
No episódio de estreia, a dupla de apresentadores Cesar Oliveira e Rogério Melo promoveu o “enterro dos celulares”, momento em que as crianças depositaram os aparelhos em uma urna. Também surgiu o primeiro drama: a dançarina Alice Bauer foi flagrada chorando pela mãe. Ela se ressente porque não conseguirá manter as conversas diárias com a irmã, que reside no interior do estado.
O primeiro capítulo também apresentou um momento emocionante: flagrado pelo pai tocando violão no quarto em substituição ao celular, o dançarino Inácio foi convidado para cantar, no palco, com César e Rogério.
Toda essa experiência vai ser transformada em uma coreografia, criada pelos coreógrafos Juarez Paiva (O Mundo do CTG) e Guilherme Chula (CTG Rancho da Saudade).

Experimento
Porém, mais do que um especial sobre danças tradicionais gaúchas, o desafio deste ano vai ser um experimento. Tudo o que vai acontecer dentro e fora da casa das crianças, na escola e no CTG será monitorado, em tempo real, por duas especialistas, que vão elaborar um relatório com as conclusões dessa experiência.
A tarefa de monitorar o período de confinamento virtual caberá à neuro-psicopedagoga Daniela Selbah e à psicóloga Paula Canani. Elas vão responder a uma pergunta: que tipo de transformações essas crianças vão sofrer? Será que isso vai auxiliar no aprendizado, no convívio social, nas relações interpessoais?

Não perca os episódios
O Desafio Farroupilha “Desconectados” vai ao ar toda a sexta-feira, no Jornal do Almoço, até o dia 19 de dezembro. Haverá, ainda, um capítulo extra na quinta-feira, 18 de dezembro. O roteiro e direção é deste amigo de vocês, com produção de Ana Capellari, edição de Ingrid Oliveira e Robson Stefani, arte de Ronaldo Sabin e sonorização de Jardel Lacerda.
No episódio final, o grupo apresenta uma coreografia temática que tem a missão de transformar toda essa vivência offline em dança, com a criação de Juarez Paiva, premiado coreógrafo de danças tradicionais gaúchas e responsável pelo perfil “O Mundo do CTG”.
No encerramento do programa, as crianças recebem os celulares de volta e compartilham suas percepções sobre o período desconectado. Pais, alunos e professores também responderão questionários para avaliar eventuais mudanças no comportamento dos participantes.
Sem sombra de dúvidas, uma experiência que pode muito bem ser seguida pelas escolas para ver até que ponto uma criança pode ficar duas semanas sem celular, um equipamento que hoje em dia, infelizmente bebês, em tenra idade, já tem em mãos, sem saber na realidade para que servem, a não ser o de ter em mãos para ver desenhos, desobrigando os pais da vigilância constante, o que é um grande erro que, muitas vezes, pode resultar em casos fatais.

Cronograma de exibição no Jornal do Almoço:

28/11 – Segundo episódio
05/12 – Terceiro episódio
12/12 – Quarto episódio
18/12 – Quinto episódio
19/12 – Último episódio – a coreografia

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade