A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), em parceria com o Ministério Público (MP), inaugurou, nesta quarta-feira, 23, mais um espaço modelo para o descarte correto dos resíduos. O Ecoponto Princesa, localizado na Rua Jorge Mateus, nas proximidades da alça de acesso à Freeway (BR-290), na parada 64. No local, que funcionará de segunda a sábado, das 8h às 17h, a população poderá descartar resíduos como móveis, eletros, resíduos de podas e de construção civil e óleo de cozinha.
Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, “este é um dia histórico para essa região da cidade. Com a construção deste lindo espaço, queremos acabar com as montanhas de lixo largadas em terrenos e vias da cidade. Tenho certeza de que a comunidade irá nos ajudar. Além disso, este é um importante instrumento para combater ainda mais o descarte irregular, fazendo com que a sociedade entenda que os Ecopontos são o local adequado para a destinação destes resíduos”, disse o prefeito.
Zaffa ainda destacou que é fundamental, cada vez mais, cultivar o sentimento de pertencimento nas pessoas. “Trazer o seu resíduo no Ecoponto é um ato de cuidado e amor pela cidade. Não jogar lixo na rua, fazer a sua calçada, cuidar da natureza existente, dos equipamentos públicos, como as praças, tudo isso é pertencimento. Tenho como uma das minhas metas como prefeito unir os nossos cidadãos, já que a cidade é formada pelas pessoas. Somos todos nós que fazemos Gravataí e precisamos ter essa consciência”, finalizou.
Totalmente gerenciado pela prefeitura, o espaço contará com manutenção e limpeza diária, além de segurança 24 horas. Ao lado, a prefeitura instalou uma praça com brinquedos novos e bancos para que a comunidade possa desfrutar do espaço e compreender que é possível conviver com um Ecoponto bem administrado e operado. “Nós transformamos um local que antes era utilizado para o descarte irregular de resíduos em um ambiente limpo, organizado e muito mais agradável. Com a praça ao lado, nossa ideia é a de que as pessoas cuidem ainda mais deste espaço que é de todos”, reforçou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Paulo Garcia. Ele ainda lembrou que cada pessoa pode descartar, diariamente, dois metros cúbicos de resíduos, o equivalente a uma caçamba de uma caminhonete ou um reboque.
Presente na cerimônia, o ex-prefeito Marco Alba relembrou todo o seu empenho em realizar a parceria com o Ministério Público para que a obra do Ecoponto fosse realizada. “As questões do meio ambiente e dos serviços públicos sempre foram tratadas com respeito e dedicação. Por isso, hoje, estamos aqui celebrando uma vitória da comunidade, que terá uma cidade mais limpa e organizada. ” Já o coordenador do Centro de Apoio Operacional em Defesa do Meio Ambiente e promotor de Justiça do MP, Daniel Martini, destacou a sua ligação com Gravataí e a sua satisfação em ver que parte do recurso do Fundo de Recuperação de Bens Lesados do MP tenha se transformado em um serviço de excelência para a comunidade. “Este foi um esforço conjunto do executivo e do judiciário, que beneficia a sociedade como um todo. ”

Comunidade feliz
A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel, Jussara dos Santos, estava radiante com a inauguração do novo espaço. “Somos vizinhos desta área, que antes era um verdadeiro lixão. Não tem como não se emocionar ao ver o Ecoponto pronto e com essa pracinha que integrará ainda mais a nossa comunidade, mostrando que é possível e necessário que cuidemos do meio ambiente, fazendo o descarte responsável. ”
Morador da região, Marcos Ramos compareceu na inauguração com a sua família. “Essa estrutura era o que a gente mais queria. Isso vai trazer saúde para nós, sem bichos e sem lixo. É tudo muito organizado, estamos muito felizes. ”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade