Neste último mês de junho, foi zerada a evasão escolar entre crianças maiores de quatro anos de idade que estão matriculadas na rede municipal. Essa conquista é fruto do trabalho da Busca Ativa da Secretaria Municipal da Educação (SEMED). Quando o programa começou, em agosto de 2021, o percentual destas crianças que estava fora da escola era de 7,8%, o equivalente a 183 estudantes.
Segundo a secretária Josélia Fraga, trazer essas crianças de volta a escola era uma das prioridades da SEMED para esse momento, em que o arrefecimento da pandemia permitiu o retorno às aulas presenciais. “A dedicação da equipe da Educação foi o diferencial para que obtivéssemos esse resultado, de nenhuma criança matriculada fora da escola na rede municipal de ensino”, enfatizou.
O próximo passo é buscar por crianças que sequer foram matriculadas e trazê-las para o ambiente escolar. Para tanto, foi instituído grupo de trabalho, em parceria com o programa Primeira Infância Melhor (PIM) que disponibiliza suas visitadoras para esta ampliação da Busca Ativa. O grupo é formado por representantes de SEMED, Conselho Tutelar, Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), Conselho Municipal de Educação (CME), escolas municipais, tanto de ensino fundamental, quanto de educação infantil, e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
O sucesso da Busca Ativa também é resultado da reestruturação da Rede de Apoio à Escola (RAE) e o apoio da Rede Intersetorial, que conta com a participação de representantes da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), SEMED, Conselho Tutelar, Ministério Público, CRAS, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), representantes das escolas municipais e estaduais, CAEE, CME, SEMSA e Departamento de Habitação da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPDE).
- Sto Antônio, Sto Antônio – Educação, Sto Antônio – Política