Zaffalon apresenta ecossistema de inovação de Gravataí no South Summit Brasil

A criação de um ambiente que vem permitindo que a inovação, a ciência e a tecnologia tenham o espaço necessário para prosperar cada vez mais no ecossistema de Gravataí foi a ênfase do prefeito Luiz Zaffalon durante painel organizado pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) no South Summit Brasil, na última sexta–feira (6/5).

A apresentação ocorreu no palco Demo do pavilhão Marketplace, com mediação do presidente da Granpal e prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Com o tema “Cenário de Oportunidade”, a atividade também contou com a participação do diretor-executivo da entidade, Marcello Vernet de Beltrand, e do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi.

Para atender aos requisitos demandados pelos novos negócios, Gravataí está com diversos projetos ativos em prol da inovação, como a Casa das Startups, o Woman In, a incubadora e a aceleradora de negócios, além do Grupo de Investidores Ventiur PradoTech, que aportará R$ 20 milhões para o desenvolvimento de startups.

Conforme Zaffalon, este novo ecossistema transforma a matriz econômica do município, gerando renda e emprego, mas exige mão de obra qualificada. Para atender a este cenário, Gravataí é destaque na capacitação de jovens, a partir do programa Usina de Talentos, que disponibiliza vagas para cursos de programação Java, PHP e de língua estrangeira.

Zaffalon reiterou que Gravataí vem reunindo tudo o que é necessário no ambiente de inovação, com pessoas qualificadas, ambiente regulatório, infraestrutura adequada e investimentos. “Nos associamos ao Tecnosinos, mentor da aceleradora de startups de Gravataí, e ao PradoTech, centro tecnológico que terá 150 empresas, com R$ 250 milhões em investimentos e geração de 5 mil a 10 mil empregos em um futuro breve”, acrescentou.

“Trabalhamos com foco na modernização da legislação. Aprovamos a Lei de Inovação, o Marco Regulatório das Startups, a criação de um Conselho e de um fundo de inovação, além da tecnologia 5G para o município e da lei para tornar o governo digital. Recentemente, colocamos em vigor a lei do Sandbox, para tornar Gravataí um ambiente propício à experimentação dos produtos que as startups desenvolvem. Estamos preparados para estes novos negócios. Venham para Gravataí”, ressaltou.

Também estiveram presentes ao evento, a primeira-dama Marlene Zaffalon, o vice-prefeito Dr. Levi Melo, a chefe de gabinete Mari Léia Bastiani, os secretários municipais Denner Gelinger (Agricultura), Selma Fraga (Inovação, Ciência e Tecnologia), Mauro Bossle (Administração), Claudio Santos (Desenvolvimento Urbano), Magda Ely (Educação), João Maria de Campos (Desenvolvimento Econômico), Leandro Ferreira (Cultura, Esportes e Lazer) e Guilherme Ósio (Mobilidade Urbana), a procuradora-geral do município, Janaína Balkey, e os vereadores Roger Corrêa (presidente da Câmara) e Alan Vieira.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade