Zaffa assina ordem de início para a construção da nova Unidade de Saúde da Família Itatiaia

O prefeito Luiz Zaffalon assinou, na tarde desta quarta-feira (8/6), a ordem de início da construção da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Itatiaia. A iniciativa faz parte do Qualifica Atenção Primária, programa de governo que cuida da atenção primária à saúde. A previsão de entrega da unidade é de 12 meses.

“A comunidade terá, de fato, um posto com uma estrutura moderna e bem equipada, à altura do que ela merece. Essa obra é a primeira das 10 novas unidades que iremos construir neste governo”, disse o prefeito. Zaffa lembrou, ainda, que Gravataí investe 23% do orçamento municipal em saúde, acima dos 15% previstos na Constituição Federal.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a estrutura proporcionará a qualificação do atendimento à população. Atualmente, Gravataí possui uma das maiores coberturas da Atenção Primária da região metropolitana. “Pretendemos seguir avançando em nossos serviços. Ficamos felizes com o início deste trabalho de reestruturação das unidades, que trará grandes ganhos para todos”, destacou.

Ainda conforme o secretário, essa qualificação vai permitir uma melhora significativa para a saúde no bairro, sendo possível a promoção de mais ações ao redor da comunidade. “Por meio do Programa Qualifica Atenção Primária, a secretaria oferece atendimento estrategicamente localizado mais próximo à população, buscando maior interação com as comunidades dos bairros gravataienses”, ressaltou Régis.

Cerca de 3 mil pessoas são atendidas, diariamente, na Atenção Primária, que promove um serviço qualificado aos munícipes, tendo em vista a manutenção para a saúde e a ampliação do acesso à rede SUS. O município conta com 20 unidades de saúde da família (USFs) e nove unidades básicas de saúde (UBSs), que, além de qualificar o atendimento, proporcionam mais qualidade de vida aos cidadãos.

Também presente durante a oportunidade, o vice-prefeito Dr. Levi Melo destacou a importância da realização do empreendimento, visto que cerca de 80% das situações médicas são resolvidas na Atenção Básica, principal porta de entrada aos serviços de saúde por parte dos usuários. “Isso mostra que o governo está empenhado em melhorar a saúde da população”, enfatizou.

Conforme a coordenadora da USF Itatiaia, Aline Cunha, esse era um pedido antigo da comunidade e da equipe técnica que atendia no local, haja vista, a inacessibilidade adequada existente para as pessoas. “A população merece essa nova unidade. Vai nos ajudar muito, especialmente, porque tínhamos pouca estrutura na nossa unidade”, apontou.

Também estiveram presentes na ordem de início, a primeira-dama Marlene Zaffalon; o secretário substituto da SMS, Bruno Palaver; o coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht; o ex-prefeito de Gravataí Marco Alba; o presidente da Câmara de Vereadores, Roger Corrêa; os vereadores municipais Alan Vieira, Alison Silva e Alex Peixe; e servidores da SMS.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade