A lendária Lagoa dos Barros tem uma irmã na mesma região onde nossa praia de águas doce está localizada.
A descoberta foi feita há milhares de km de altura, à bordo da Estação Espacial Internacional em 2017, quando o astronauta norte-americano Jack Fischer sobrevoava a região fazendo fotos do que estava observando.
Agora ele publicou o que descobriu no site da NASA no dia 13 deste mês.
Como não poderia ser diferente, o fato repercutiu na grande Imprensa, já que até então, a nossa Lagoa dos Barros não tinha uma irmã, pelo menos oficialmente. É que a lagoa descoberta pelo astronauta é popularmente conhecida como do Bacupari, ou Lagoa Azul, dada a água cristalina de que é abastecida aquela lagoa.
Aqui em Santo Antônio o jornalista Tiago Vargas acessou aquela matéria e julgou ter havido algum engano da NASA. Mas estava ela correta pelo que ficou sabendo.
Do jornal Zero Hora eis parte da matéria:
“Uma imagem da Lagoa dos Barros, também conhecida como Lagoa Azul e Bacupari, no Litoral Médio, registrada diretamente do espaço, também capturou as dunas barcanas, que têm o formato da Lua na fase de quarto crescente.
A publicação da agência explica que as pontas dessas dunas mostram a direção do vento, indicando o sentido predominante das correntes de ar. Essas formações frágeis atuam como barreiras, impedindo que o vento e as ondas avancem, atenuando o efeito das tempestades e minimizando a erosão costeira.
Localizada a 129 quilômetros de Porto Alegre, entre os municípios de Mostardas e Palmares do Sul, a Lagoa dos Barros atrai milhares de turistas todos os anos, principalmente no verão. O acesso à Região Metropolitana pode ser feito pela BR-101 com entrada pela RS-040 ou pela BR-290.
Diferentemente da outra Lagoa dos Barros, situada entre Osório e Santo Antônio da Patrulha, às margens da Freeway, que é cercada de histórias misteriosas e lendas, a Lagoa Bacupari tem águas cristalinas e rasas pelas quais é possível caminhar por diversos metros lagoa adentro.
Além disso, com o aumento do número de turistas ano a ano, cresce também o número de praticantes de esportes aquáticos no balneário.
A foto do astronauta Jack Fischer mostra a Lagoa dos Barros (Bacupari) e as dunas barcanas.