Vó Maria confecciona roupas infantis para doação

Aos 82 anos, moradora do Parque da Matriz é um exemplo de pessoa altruísta

Priscila Milán

Em tempos mais difíceis, Maria Cardoso Reis utilizava a sua habilidade para costura para confeccionar roupas para a família. Assim, não só conseguia economizar como também se dedicar a uma atividade que a encantava. Os três filhos, Eliane, Helena e Erasmo, são muito orgulhosos da trajetória de garra e determinação dela. Hoje, aos 82 anos, Vó Maria, como é carinhosamente chamada a moradora do Parque da Matriz, não abriu mão do ofício e por uma causa nobre: ajudar crianças em situação de vulnerabilidade social. A idosa produz, há cerca de dez anos, roupas infantis, acolchoados e mantas para bebês com tecidos e retalhos que recebe de doações.

Natural de Santo Antônio da Patrulha, a senhora teve a ideia após se deparar com uma grande quantidade de retalhos descartada por uma vizinha que também costurava. Nessa época, morava no bairro Sarandi, em Porto Alegre. As primeiras peças foram entregues a uma amiga, Ivanir Silva, que encaminhou tudo para doações. O gesto logo ganhou apoiadores, que passaram a contribuir com matéria-prima para o trabalho social. Atualmente, ela entrega peças para voluntários de duas instituições da região, a Paróquia São Vicente de Paulo e a Casa Espírita Luzes no Caminho.

Vó Maria tem costurado o ano inteiro, porém costuma concentrar as distribuições de roupas e acessórios infantis em datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal. Há ocasiões em que chega a confeccionar aproximadamente 100 peças para cada festividade. No momento, não está recebendo doações porque dispõe de bastante material para a produção. E por recomendação médica, a idosa está de repouso há algumas semanas, mas não vê a hora de retomar o trabalho. “Ajuda a me entreter. E criança não pode passar frio”, frisa. Altruísta, a patrulhense tem a meta de, assim que estiver recuperada, também fazer roupas para doar a asilos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade