“A minha participação foi politicamente muito positiva, pois levamos a mensagem de valorização dos setores produtivo, de trabalho, da revitalização, da importância do emprego para o jovem para que tenha condição de ter escola que o forme profissionalmente na última série do ensino fundamental e durante o ensino médio, de trazer importância do direito social como a saúde pública, gratuita, de qualidade e também termos cada vez mais em nosso país a inclusão da classe trabalhadora e a garantia de que uma pessoa não corra o risco de passar por necessidades alimentares devido à fome. Fui em todas as manifestações de rede, de rua, e nas visitas que fiz, minha mensagem foi muito bem compreendida e muitos elogios recebi pelas redes. Mas infelizmente numericamente a votação foi insuficiente, me deixando na quarta suplência. Porém joguei sementes desta mensagem importante, e já que municípios do vale dos sinos que represento e também a minha querida Santo Antônio da Patrulha são produtores e muitos trabalhadores da indústria, agricultura, agronegócio, dos serviços, comércio, turismo que fortalece a economia, me senti muito bem na minha mensagem e me acho satisfeito neste lado da proposta e da participação política de Santo Antônio, sem falar que aqui tive uma votação expressiva a quem agradeço profunda e emocionadamente a todos os trabalhadores que nos ajudaram simpatizando com a nossa candidatura”.
A avaliação é de Vicente Selistre, que concorreu à Câmara dos Deputados.
Na sua opinião o momento eleitoral é de expor propostas, mas infelizmente – salienta – há desgaste devido a estruturas que hoje existem e que privilegiam principalmente quem já está nos mandatos, havendo desequilíbrio na disputa o mesmo ocorrendo com o fundo eleitoral. Isso nos traz um misto de decepção e indignação. “Mas no terreno político e também pessoal, recebemos ensinamentos de muita gente e isso traz um crescimento muito grande. Registro também o carinho e a recepção que tive de todas as autoridades, imprensa e povo de Santo Antônio”.
SEGUNDO TURNO
Referindo-se ao segundo turno a ocorrer no próximo dia 30, Vicente Selistre destaca que existe uma grande expectativa. “O presidente Lula fez uma votação, a mais expressiva do primeiro turno na história da nossa democracia, melhorando Rio Grande do Sul e também em Porto Alegre. Esta votação também se destacou em Santo Antônio alcançando entre 44 a 45 por cento e que pode no segundo turno, com apoio de candidatos do campo democrático, levar a uma vitória bem significativa”.