“Toda essa situação vivida pelo nosso estado é muito triste. Com certeza, o Rio Grande do Sul vai demorar muitos anos para se recuperar desta tragédia”. A afirmação é do vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha, engajado na força-tarefa destinada a socorrer os atingidos pelas inundações acontecidas em maio deste ano. “Estive em diversas partes do Estado nestes dias de maio e a devastação é simplesmente inacreditável”, afirma Marcelo Gaúcho que já tem experiências de socorro à pessoas atingidas por catástrofes, como a de Brumadinho.
DESASSOREAMENTO
Marcelo tem convicção de que em Santo Antônio o processo de desassoreamento dos arroios e demais canais, tem sido fundamental para evitar transbordamentos que causavam anteriormente, numerosos alagamentos na cidade. A medida foi tão acertada que repercutiu em vários municípios, dentre os quais Santa Rosa, citada como exemplo para se contornar tragédias semelhantes às ocorridas em outros municípios. “Não nos deixamos abater pela enchente do ano passado e, desde então, focamos em realizar esse desassoreamento dos arroios, o que foi fundamental para que nossa cidade tenha passado por toda essa chuva sem grandes prejuízos. Quero aproveitar essa oportunidade e parabenizar a equipe da Secretaria de Obras, que tem realizado um trabalho sensacional de limpeza dos arroios”, afirma Marcelo para continuar: “Os servidores do Obras têm sido incansáveis no objetivo de deixar as nossas sangas em condições de escoar todo esse volume de chuvas que recebemos no último mês”.
SOLIDARIEDADE
A solidariedade das pessoas, foi o que mais chamou sua atenção nos municípios por onde passou com sua equipe. “São muitos voluntários ajudando, muitas pessoas se doando para ajudar quem foi vítima das enchentes. Inclusive, algumas destas pessoas também tiveram suas perdas e, mesmo assim, não perderam a vontade de ajudar e fazer o bem pelos outros”.
PESSOAS INCRÍVEIS
O vice-prefeito afirma ter certeza de que há, como afirmou, pessoas incríveis e dedicadas em todos os municípios. “Mas aqui em Santo Antônio, temos pessoas que são espetaculares nesse sentido de se doarem para ajudar o próximo. Pessoas como a Maricel, o Natanael, a Saionara, o Henrique Círio, a Suany, o Lucas, a Sirlei, dentre tantos e tantos outros que vestiram a camiseta junto com a gente e que não se furtam a ajudar aqueles que necessitam mais neste momento tão difícil”.
SALVAMENTO DE ANIMAIS
O gesto de Marcelo Gaúcho salvando animais repercutiu em todo o país. “Fico muito emocionado em ver as pessoas tão compadecidas dos animais. Quando tu tem uma ligação com um animal como o cavalo, que foi o do vídeo que repercutiu, essa conexão é especial, é diferente. Muitas pessoas têm o animal como um membro da família, muito por isso, o sentimento entre a gente e os animais é algo diferenciado. Então, acho que é muito importante entendermos isso. Se o meu gesto emocionou as pessoas e as fez pensar nesse aspecto da nossa relação com os animais, fico muito feliz”, conclui o vice-prefeito de Santo Antônio da Patrulha.