Vereadores visitam a nova estrutura da RAC em Santo Antônio

Uma manhã para conhecer de perto o trabalho realizado, propagar o conhecimento adquirido em prol do meio ambiente, e ajudar a construir um futuro ainda melhor. Foi este o objetivo da visita realizada a nova estrutura da RAC – Saneamento e Tecnologia Ambiental, na localidade do Rincão do Capim. Os vereadores das bancadas PP, PTB, MDB e PDT de Santo Antônio da Patrulha conseguiram desmistificar o estigma do que é realmente um aterro sanitário e a importância dele para a preservação do meio ambiente. Também estavam presentes o secretário Municipal do Planejamento Lucas Kellermann, diretor de Trânsito e Segurança Fabricio Alves dos Santos, a procuradora do Município de Caraá Jussara Bestetti e Marcelo Pacheco, secretário da Administração, Fazenda e Planejamento. Durante a visita foi apresentado as diferentes etapas do processo de gerenciamento dos resíduos sólidos.
Para o gerente comercial da RAC, Marcelo Santos, a quantidade de resíduos produzido e descartado inadequadamente pela população é uma grande preocupação ambiental, pois além do desperdício de materiais e energia, também contribui com a degradação ambiental, devido à disposição dos resíduos no solo.
Com uma área de setenta e nove hectares, a RAC já está pronta para o recebimento destes resíduos sólidos gerados pelos municípios, utilizando para tal, tecnologias adequadas de tratamento e disposição final, desta forma melhorando efetivamente a qualidade de vida da população de Santo Antônio da Patrulha, justifica o técnico e Engenheiro Civil Danilo Gonçalves Correia.
Um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, a RAC inicialmente estará apta a receber uma média de 70 toneladas por dia, podendo chegar até 2 mil toneladas de resíduos/dia. Neste início, mais de 35 empregos diretos e com uma estimativa de 200 novos empregos indiretos. O responsável pela área administrativa da unidade de Santo Antônio, Oscar Soares, salienta que a empresa tem o apoio de toda a comunidade do Rincão do Capim, e afirma que serão os primeiros a serem beneficiados. Com a geração de novas oportunidades no mercado de trabalho a região terá todas as condições de crescimento e real valorização.
Hoje o aterro, instalado no município de Içara/Santa Catarina, recebe resíduos urbanos de 32 municípios, além de resíduos industriais não perigosos de mais de 300 empresas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade