Transferida para o dia 26 de junho devido aos eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, a 35ª Feira do Livro de Gravataí dará oportunidade de trabalho para artistas e profissionais de eventos gaúchos afetados pelas enchentes em seus cinco dias de evento. Com o tema “Patrimônio – Vivendo nossa história”, a feira será realizada na nova Rua Coberta, na praça central da cidade, tendo como patrona a historiadora patrulhense Vera Lúcia Maciel Barroso, doutora em História do Brasil.
VALORIZAÇÃO
A programação inicial foi alterada para que fossem contratados apenas profissionais do Estado, garantindo apoio a quem está sendo impactado pelas consequências das inundações em várias cidades. Nas noites da feira, o ingresso para os shows será a doação de um quilo de alimento. Entre as atrações, o show de Duca Leindecker está confirmado.
A realização da Feira do Livro pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura, foi viabilizada com recursos da Lei Rouanet.
NA RUA COBERTA
“A Feira do Livro de Gravataí será na Rua Coberta, um espaço novo e nobre do Centro. Isso reforça a importância da leitura para a nossa gestão ao tornar os livros mais acessíveis à população e criar um ambiente propício para a cultura e o conhecimento no coração da nossa cidade. Além de tudo isso, o evento será importante para a retomada do setor cultural e os livreiros, uma vez que Gravataí foi menos afetada pelas enchentes e está contribuindo com o Estado em várias frentes”, afirmou o prefeito Luiz Zaffalon.
REFERÊNCIAS CULTURAIS
Nos cinco dias, estão previstas 56 horas de programação e 64 atividades, incluindo os encontros com os autores. Os nomes confirmados incluem Alexandre Brito, Angela Xavier, Ana Terra, Chris Dias, Bete Tiburi e Caio Ritter. Haverá homenagens a referências culturais da cidade, representadas por Getúlio Xavier Osório, Gladis Barros e Valecy Cabeleira Bitelo.
A PATRONA
Doutora em História do Brasil, a patrona Véra Lucia Maciel Barroso tem vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior, com mais de 50 obras organizadas na área de História e Patrimônio Histórico. Possui graduações em Ciências Sociais e em Estudos Sociais pela PUCRS, e também graduação em História pela Unisinos. Cursou especialização em História da Cultura pela PUCRS e em História Social, Política e Cultural do Rio Grande do Sul pela Fapa. Véra também é mestre em História e doutora em História do Brasil, titulações obtidas pela PUCRMais informações sobre agendamentos escolares para participação na programação da Feira podem ser obtidas pelos telefones (51) 3600-7903 ou 3600-7904, pelo smgcc.biblioteca@gravatai.rs.gov.br ou na Biblioteca Pública Monteiro Lobato (rua Coronel Fonseca, 936).