O Concurso Municipal Amador de Fotografia, promovido pelo Museu Caldas Júnior em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, se consolida na sua terceira edição, como grande evento no município, pois neste ano superou todas as expectativas com o recorde de 156 imagens inscritas num total de 63 fotógrafos amadores. O Concurso já faz parte do Calendário de Eventos do Município, por meio da Lei nº 8.848, de 2021.
Parte integrante da programação da Feira Nacional da Cana-de-Açúcar, Rapadura, Sonho e Arroz há dois anos, o palco da FENACAN, no sábado, dia 12 de agosto, recebeu os vencedores da edição do Concurso em 2023.
Vinte e uma fotografias foram selecionadas por um grupo de cinco jurados. Foram sete categorias, com vinte vencedores, já que uma participante foi premiada em mais de uma categoria.
A anfitriã da cerimônia de entrega das premiações, presidente do Museu, Rosalva Rocha recepcionou os convidados. O prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Ezequiel Peixoto, deputado estadual Gustavo Victorino (representando à Assembleia Legislativa), Bolívar Gomes, representante do Governo do Estado, vice-prefeito Marcelo Gaúcho, secretário municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Airoldi e secretária municipal da Administração e Finanças, Cléia Airoldi, além dos jurados Carmen Alminhana Monteiro, Cláudio Franken, Elenice Silva Cairuga, João Pedro Krech e Lucas Fagundes dos Santos se revezaram na entrega das premiações.
Lindos troféus foram confeccionados individualmente, para devolver a cada vencedor (a) a sua imagem materializada, além de sacolas com produtos da terra.
Os pronunciamentos das autoridades municipais enalteceram o incentivo à arte da fotografia e a valorização da cultura no município, abrindo espaço ao segmento.
Uma das participantes demonstrou sua alegria e agradeceu a oportunidade de participar do concurso. Amanda Stoffel disse “a fotografia sempre esteve presente na minha vida. E acredito que seja o olhar despretensioso que a arquitetura me trouxe, que aguçou ainda mais este meu lado. Salvar pequenos instantes, que se tornarão eternos. Essa é a beleza da fotografia para mim. Quando estava na faculdade optei por fazer uma cadeira optativa de fotografia, sempre adorei e continuo adorando. E alguns anos após esse contato maior com a fotografia, tive a incrível oportunidade de participar do Concurso Amador de Fotografia que o Município e o Museu proporcionaram. E para a minha surpresa, ser premiada em 2º lugar. E, mais especial que isso, com uma foto que registrei da minha avó, sem ela nem perceber que a fotografia foi feita. Obrigado pela oportunidade, amei participar”, agradeceu ela.
“A satisfação é imensa em perceber o envolvimento da comunidade com mais este projeto do nosso Museu. O concurso valoriza ainda mais nosso patrimônio histórico, cultural e paisagístico, oportunizando aos participantes retratar em fotografias a forma com que as pessoas veem e admiram as belezas locais”, comentou o Chefe do Executivo Municipal, prefeito Rodrigo Massulo.
De acordo com a presidente Rosalva Rocha, “a fotografia desperta o que há de melhor no ser humano, sempre em qualquer situação faz-se olhar a vida com outros olhos, mais detalhados, mais humanos e mais aprimorados. O resultado do concurso foi fantástico e hoje temos novos registros enriquecendo o acervo fotográfico do Museu”.
As fotografias premiadas ficaram em exposição durante toda a FENACAN no MultiEspaço. Mas se você ainda não teve a oportunidade de apreciar as imagens vencedoras, a partir de segunda-feira, dia 28 de agosto, elas estarão em exposição no saguão da prefeitura.
FOTOGRAFIAS PREMIADAS
ANIMAIS – 1º lugar: Jean Carlo da Cunha Migliavacca, 2º lugar: Muriel de Carvalho Plautz e 3º lugar: Allana Boeira Peixoto. ARQUITETURA RURAL – 1º lugar: Gilza Maciel Gomes, 2º lugar: Eva Cerini Rodrigues e 3º lugar: Ilton Sidnei de Borba. ARQUITETURA URBANA – 1º lugar: Renata Silva dos Santos Schmitt, 2º lugar: Muriel de Carvalho Plautz e 3º lugar: Daiana Monteiro da Luz. NOSSA GENTE – 1º lugar: Lucas Teixeira Stephanou, 2º lugar: Amanda Stoffel dos Santos e 3º lugar: Marco Aurélio Lima Fraga. PAISAGEM RURAL – 1º lugar: Igor dos Santos Oliveira. 2º lugar: Angela Christello Rangel e 3º lugar: Diane Andrades da Silva. PAISAGEM URBANA – 1º lugar: Maria Eduarda Maggioni da Costa Rego, 2º lugar: Daniela Beleza Ribeiro e 3º lugar: João Gustavo Goularte Rupp. PONTOS TURÍSTICOS – 1º lugar: Jonas Gabriel Nunes de Oliveira, 2º lugar: Marcelo Gomes dos Santos e 3º lugar: Tainara da Rocha Muniz.
Texto: Rafael Barcela.