A Associação de Corredores de Santo Antônio da Patrulha (Acosap) promoverá, no próximo dia 9 de dezembro, a Corrida Pé de Moleque. A prova, que terá início às 9h, no Ginásio Caetano Tedesco, será uma classificatória. Ela credenciará 20 atletas ao projeto social de mesmo nome.
Serão distribuídas duas vagas masculinas e duas vagas femininas para cada idade.
Os dois vencedores de cada categoria etária garantirão lugar no projeto Pé de Moleque. Ex.: dois meninos e duas meninas de 9, dois meninos e duas meninas de 10 anos e assim sucessivamente. Os demais atletas participantes entrarão num cadastro reserva e poderão, em breve, receber uma oportunidade, à medida que o projeto tenha início e se desenvolva.
As inscrições já estão abertas e são limitadas a 80 participantes. Todos devem estar matriculados em escolas públicas e possuírem assiduidade nas aulas.
Os pais devem realizar a inscrição, o quanto antes, através do fone/whats 98115-1283 ou preenchendo a ficha de inscrição que foi entregue pessoalmente aos alunos da maioria das escolas de Santo Antônio da Patrulha.
A iniciativa da Acosap visa promover o esporte à crianças e adolescentes, com o intuito de alavancar a prática da corrida nas gerações mais novas, fomentar a saúde física, mental e social, bem como oportunizar aos novos atletas a participação (futuramente) em competições. Com isso, a Acosap quer ajudar a sociedade patrulhense a ser mais saudável, de diversas formas.
QUEM É A ACOSAP?
A ACOSAP é composta por um grupo de amigos corredores e/ou defensores do esporte que tem como proposta a formação de uma coletividade esportiva visando desenvolvimento social, troca de experiências, inclusão com responsabilidade e incentivo constante à prática da corrida de rua para o público infantil, ampliando as possibilidades de vivência esportiva, performance, lazer e saúde.
O projeto inicial da ACOSAP contempla um programa de treinamento de iniciação esportiva utilizando a modalidade de corrida de rua como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento social, motor, cognitivo e performance, que deverá ser realizado inicialmente com 20 alunos do ensino fundamental das escolas do Município de Santo Antônio da Patrulha, no turno inverso ao escolar.
Em uma perspectiva futura, espera-se ampliar esse número de atendidos, tendo como meta atender 100 crianças, porém, para isso acontecer, é preciso de uma rede de auxílio financeiro, físico e humano.
Objetivo Específico e Inicial da ACOSAP
O objetivo principal deste projeto é proporcionar às crianças e adolescentes uma oportunidade de inserção ao esporte (corrida), possibilitando-lhes usufruir de todos os benefícios da corrida, desde socialização, participação em competições, e, com isso, desenvolver o verdadeiro espírito esportivo que corresponde ao respeito ao próximo, cooperação, disciplina, autoconfiança, performance, resiliência e cidadania. Com isso, espera-se que esses jovens atendidos e amplamente engajados no projeto fiquem longe de vícios, tais como as drogas e más companhias. E, com a inserção no esporte, desejamos que tenham oportunidade de se tornarem atletas amadores e até mesmo profissionais. No final de tudo isso, certamente serão cidadãos mais conscientes e aptos a lidarem com as vitórias e derrotas do dia a dia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade