Usuários da Casa do Bem podem acessar o local com os seus pets

Esta semana, em que foi comemorado o Dia do Amigo, a Prefeitura realizou uma ação de carinho para aqueles que, muitas vezes, são a única companhia de quem, porventura, esteja morando nas ruas. Sim, estamos falando dos pets. Agora, por meio de uma ação da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), em parceria com a vereadora Márcia Becker, os animais dos beneficiários da Casa do Bem podem também pernoitar no local. Cinco recintos foram construídos, contendo casinha, cobertas e pratos, para abrigar os animais. “Com isso, mostramos, mais uma vez, que cuidamos de todas as pessoas e daquilo que é importante para elas. Cuidar e viver Gravataí é isso. É olhar o todo e se importar com o próximo. Aqui, estamos dando uma estrutura adequada para que as pessoas possam fazer uma refeição, tomar um banho, ter uma cama e ainda receber cuidados para os seus melhores amigos, os seus animais de estimação”, disse o prefeito Zaffa, lembrando, ainda, que muitos usuários não acessam o serviço por não querer abandonar seus animais, principalmente, nos dias frios. “Sabemos que os moradores de rua dividem o cobertor e, até, a comida com seus pets. Por isso, aceitei o pedido da vereadora Márcia Becker em acolher, também, os animais.”
O diretor de Bem-Estar Animal da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), Diogo Castilhos, contou que, para dar mais segurança sanitária e condições de cuidados adequados aos animais que pernoitam na Casa do Bem, um médico veterinário do Canil Municipal vai até o local e faz a avaliação dos animais. “Eles receberão vermífugos e antipulgas e parasitas. Além disso, aqueles que não forem castrados, o serão. Queremos, com isso, dar qualidade de vida, também, aos animais”, relatou.
Ainda segundo Diogo, foi a vereadora Márcia Becker quem recebeu o contato de um frequentador da Casa do Bem pedindo que o prefeito intercedesse para que os animais fossem aceitos no local. “Minha ideia era que isso ocorresse, pelo menos, nos dias frios. Conversei com o prefeito, que, prontamente, se mostrou favorável. Após, fui atrás de doações de casas, potes, rações e medicamentos”, explicou a vereadora.
A coordenadora da Casa do Bem, Marja Menezes, comentou que o aceite para acolher os animais, também, é um modo de acolhimento das demandas subjetivas dos usuários, valorizando e respeitando seus sentimentos. “Assim, constituímos mais uma atividade da Casa do Bem que visa a garantia de direitos, a busca pela dignidade e a ampliação de um acolhimento humanizado.” Já o secretário municipal da Família, Cidadania e Assistência Social, Luiz Stumpf, destacou que a ação traz segurança ao usuário do serviço que, além de não passar suas noites nas ruas, também constrói vínculos com o serviço buscando sua organização pessoal e a saída das ruas para um espaço de moradia adequado e organizado.

A Casa do Bem
Em geral, o trabalho da equipe da Casa do Bem, entre orientadores, coordenação e assistente social e psicóloga, tem como objetivo a reinserção destes usuários na sociedade, resgatando vínculos rompidos, estimulando o surgimento de consciência crítica, elevando a autoestima, a construção de novos projetos de vida, reconhecendo este sujeito como protagonista da sua história, empoderando o usuário para que perceba que é capaz de atingir suas realizações pessoais, seus sonhos e ser feliz.
A entrada acontece, no período de inverno, às 17h. Usuários do serviço acessam, tomam banho, lancham e, às 20h é servido o jantar. Em seguida, são encaminhados para pernoite. As luzes são desligadas às 22h. Pela manhã, o horário de saída acontece até as 8h30min. Os usuários fazem a higiene e tomam café. Na saída, levam todos os seus pertences. No acolhimento das 17h, o usuário recebe toalhas higienizadas, cobertores, lençóis e um kit de higiene completo. O serviço oferece 40 vagas (oito femininas e 32 masculinas). O endereço da Casa do Bem é ERS-118, número 3155.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade