USF São Vicente completa dois anos de atendimentos à comunidade

A Unidade de Saúde da Família (USF) São Vicente, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), completou, na sexta-feira (15/7), dois anos de atendimentos à população. Inaugurada pela Prefeitura de Gravataí, em meio à pandemia de covid-19, a unidade foi, e continua sendo, uma importante aliada na promoção à saúde para uma área que atende em torno de 16 mil pessoas.

“A equipe sente-se honrada em estar completando esses dois anos de funcionamento, com muito comprometimento e responsabilidade por parte de todos os funcionários. Diariamente, realizamos atendimentos por demanda espontânea, bem como consultas médicas e de enfermagem eletivas”, destacou a coordenadora da unidade, Vanessa Tarragô. Conforme ela, a unidade conta, ainda, com grupos de alimentação saudável e de saúde mental.

A unidade foi a primeira do município a iniciar nos moldes do Saúde na Hora, programa criado pelo Ministério da Saúde (MS) que incentiva o funcionamento de unidades em horário estendido, ampliando, assim, o acesso e a possibilidade de os usuários conseguirem atendimento, buscando aliviar a demanda dos serviços de urgência e emergência em hospitais. Dessa maneira, a USF São Vicente presta atendimentos, das 7h às 19h, sem fechar ao meio-dia.

“Além do atendimento de excelência realizado pelos profissionais, nos orgulha muito a estrutura física da unidade, a qual adotamos como modelo para as novas construções do Programa Qualifica Atenção Primária”, ressaltou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Composta por quatro equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) – formadas, cada uma, por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e/ou auxiliar de enfermagem e um agente comunitário de saúde – e uma equipe de Saúde Bucal (ESF), contemplada por um odontólogo e um auxiliar de saúde bucal, a unidade atende cerca de 2,5 mil pessoas por mês. Dois recepcionistas e dois auxiliares de higienização completam o quadro de funcionários da USF, que conta com uma ampla e moderna estrutura de saúde.

Atenção Básica

Por meio do Qualifica Atenção Primária, programa da SMS que cuida da Atenção Básica, outras oito USFs contam com horários de funcionamento ampliados. Além disso, a pasta possui quatro unidades com atendimentos até as 22h, permitindo que pessoas de diversos outros bairros possam acessar os serviços de saúde após o expediente de trabalho.

Ao todo, Gravataí conta com 20 USFs e nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Cerca de 3 mil pessoas são atendidas, diariamente, na Atenção Primária, que promove um serviço qualificado aos munícipes, tendo em vista a manutenção para a saúde e a ampliação do acesso à rede SUS. Ainda por meio do Programa Qualifica Atenção Primária, a SMS oferece atendimento estrategicamente localizado mais próximo à população, buscando maior interação com as comunidades dos bairros gravataienses.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade