USF Nova Conquista passa a atender em horário ampliado

Na busca por facilitar o acesso da população aos serviços de Atenção Básica, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Gravataí ampliou o horário de atendimento da Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Conquista, que passou a atender das 7h às 19h. Desde o início do mês de junho, a unidade passou a ser contemplada pelo Saúde na Hora, programa criado pelo Ministério da Saúde.

Para ver de perto o funcionamento da USF, representantes do governo municipal estiveram visitando, na quinta-feira (23/6), a unidade de saúde. “Com este horário estendido, até as 19h, será possível realizar um número maior de atendimentos, ampliando o acesso da população aos serviços da atenção primária, como vacinação, consultas médicas, odontológicas e coleta de exames laboratoriais”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

Conforme o secretário, a ampliação do programa reforça o compromisso de oferecer aos usuários da rede uma assistência cada vez mais resolutiva e, dessa maneira, evitar que casos que possam ser resolvidos nas unidades cheguem ao hospital e às unidades de pronto atendimento (UPAs).

“Temos atuado diuturnamente buscando melhorias na nossa Atenção Básica e o Saúde na Hora é uma das ações da SMS que busca ampliar o atendimento da população. Facilitando o acesso, queremos que a população dos bairros tenha melhorias no atendimento. É a saúde municipal mais perto do cidadão, ressaltou o vice-prefeito Dr. Levi Melo.

Segundo a representante da Atenção Básica da SMS Camila Cioccari, as unidades de saúde com horário estendido buscam facilitar o acesso aos diversos serviços da Atenção Básica. “Essas unidades ficam abertas no horário de almoço também, com esse mesmo objetivo de diluir o volume de usuários, ao mesmo tempo, nos serviços”, argumentou. Cerca de 3 mil pessoas são atendidas diariamente na atenção primária, principal porta de entrada dos usuários aos serviços de saúde.

Também estiveram presentes durante a visita à unidade, o coordenador da USF Nova Conquista, Arthur Teixeira, o coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht, e o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Roger Corrêa.

Demais unidades com horário ampliado

Por meio do Programa Qualifica Atenção Primária, outras cinco USFs já contavam com horários de funcionamento ampliados: São Vicente, Parque dos Eucaliptos, Neópolis, Barro Vermelho e Parque dos Anjos.
Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde possui três unidades com atendimentos até as 22 horas. As unidades, Barro Vermelho, Morada do Vale I e São Judas Tadeu ficam abertas das 7h às 22h, permitindo que pessoas, de diversos outros bairros, possam acessar os serviços de saúde, após o expediente de trabalho.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade