Ulbra Gravataí comemora 32 anos de história

Com uma trajetória de destaque na formação de profissionais que atendam às necessidades do mercado de trabalho, a Ulbra Gravataí chega aos seus 32 anos de atuação no município. Para comemorar a data, o campus lançou nesta quinta-feira (16/3) um selo comemorativo. As atividades da universidade iniciaram em março de 1991, com 60 alunos do curso de Administração, seis professores e dois funcionários.

“Nossa dedicação ao ensino permitiu formar mais 8.900 profissionais nas últimas três décadas. Sendo uma comunidade eficaz e inovadora de aprendizagem, queremos continuar contribuindo para a formação de outros tantos profissionais”, comemora o diretor do Campus, Daniel de Brum.

Dedicação que está presente no trabalho de professores e funcionários técnico-administrativos. “Comecei a trabalhar na Ulbra em abril de 1995, tinha apenas o prédio 1, em construção. Ali a universidade iniciou suas atividades em um campus próprio e logo depois vieram os demais prédios e cursos”, relembra a secretária acadêmica Isabel Cristina Rocha, que acompanhou gerações de pais, filhos e netos estudando na instituição.
“Ver esta unidade em funcionamento e saber que estive com ela em todos os momentos me faz ter certeza de que a educação é o que muda a vida das pessoas e, por consequência, o nosso país’, orgulha-se.

Recém-formada pela Ulbra, a egressa do curso de Pedagogia, Fernanda Barreto, reconhece a importância do aprendizado adquirido em sua graduação. “Eu agradeço o acolhimento e conhecimento que a universidade me proporcionou. Os educadores foram muito importantes para o meu desenvolvimento intelectual”, destaca.

Universidade pioneira na região, a Ulbra Gravataí recebeu diversas distinções e premiações da sociedade civil e dos poderes públicos ao longo dos anos. O mais recente deles foi o Prêmio Inova 2022, na categoria Educação Superior, concedido pela Prefeitura de Gravataí. Em 2016, durante a sessão solene promovida pela Câmara de Vereadores pelos 25 anos do Campus, o ex-prefeito Marco Alba se referiu à Ulbra como a protagonista da história de Gravataí.

História da Ulbra Gravataí
A Universidade Luterana do Brasil – campus Gravataí iniciou suas atividades no ano de 1991, com 60 alunos matriculados no curso de Administração. A implantação de uma unidade da ULBRA em Gravataí veio a pedido da comunidade local, que procurou a Reitoria com esse propósito. Em 1992, foram implantados os cursos de Direito e de Informática. Em setembro de 1994 foi lançada a pedra fundamental do campus próprio. Até então, os cursos funcionavam em prédios cedidos pela Prefeitura.

No dia 1º de agosto de 1995 foi inaugurado o campus sede, em seu atual endereço, com 50 mil metros quadrados. Em março de 1997, foi criado o curso de Psicologia e, em março de 1998, o curso de Pedagogia. Em agosto de 1999 reestruturou-se a área de ensino de Informática, passando a denominar-se Ciência da Computação. Nos anos 2004 e 2005 mais três cursos somaram-se aos existentes: Serviço Social (agosto de 2004), Enfermagem e Educação Física (janeiro de 2005). Em agosto de 2007, foi criado o curso de Letras Espanhol e em dezembro de 2008 o curso de tecnologia em Banco de Dados.

Atualmente, a ULBRA Gravataí oferece nove cursos presenciais e 34 cursos EAD. No eixo da Pesquisa, realiza as mostras em sala de aula que recebem centenas de inscrições de trabalhos científicos. No eixo da Extensão, a ULBRA Gravataí desenvolve ações sociais e de inserção na comunidade. Entre as iniciativas, destacam-se a Clínica de Psicologia, que presta atendimento à crianças, adolescentes e adultos, o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (SAJULBRA) e o Balcão do Consumidor, que prestam auxílio legal à população, e a Oportuna Consultoria em RH, que oferece treinamento e dicas de preparação para o mercado de trabalho.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade