O Tribunal do Júri da Comarca de Santo Antônio da Patrulha condenou V.A.S. da S. pela prática de duas tentativas de homicídio contra policiais militares e roubo majorado, por fato ocorrido em 11 de julho de 2019.
O FATO
Na ocasião, o réu, juntamente com outros indivíduos não identificados, roubou um caminhão com uma carga de 13 toneladas de sucata de cobre na cidade de Morro da Fumaça, em Santa Catarina, e rumou com destino a região metropolitana de Porto Alegre. O motorista do caminhão foi feito refém. Avisada, a Polícia Rodoviária fez uma barreira em Osório, tendo o acusado e um comparsa furado a barreira. Houve perseguição por parte da Brigada Militar, chegando até a RS-030 no Município de Santo Antônio da Patrulha. Durante a perseguição o caminhão tentou por várias vezes tirar o veículo da BM da pista, bem como o acusado efetuou disparos contra os policiais, não conseguindo atingi-los. Na localidade de Portão I, o réu e seu comparsa desviaram o caminhão para uma propriedade rural, onde o veículo atolou. Em fuga, eles ainda desferiram mais disparos contra os policiais, mas o acusado restou ferido na perna e preso na posse de um revólver. A vítima saiu ilesa do assalto e a carga foi recuperada.
CONDENAÇÃO
Em julgamento, o Conselho de Sentença acolheu a tese do Ministério Público e condenou o réu por duas tentativas de homicídio qualificado e roubo majorado. A pena fixada somou 25 anos e 9 meses de reclusão em regime inicialmente fechado. O acusado responde a todo o processo preso, tendo sido mantida a prisão.
ELOGIO
O Promotor de Justiça Camilo Vargas Santana elogiou o trabalho do corpo de jurados que atuaram nos dois júris realizados no mês de maio, os quais se mostraram muito atentos e interessados nos trabalhos, tendo bem representado a população na realização dos júris, demonstrando senso de justiça.
O Ministério Público ainda analisa a possibilidade de recurso.
Os advogados do réu Drs. Dani Alves Silveira e Renan Jung anunciaram que irão recorrer da sentença junto ao Tribunal de Justiça.