A alta nos preços do cacau traz consigo a expectativa de aumento nas vendas de chocolates. O aumento expressivo no valor da matéria-prima impacta diretamente os custos de produção e, consequentemente, o preço final dos produtos.
O empresário Marcione Gomes (Gomes Supermercados), compartilha com essa preocupação. “A gente sabe que a Páscoa é um dos momentos mais importantes para o setor, mas com o aumento no preço do cacau, precisamos buscar alternativas para atrair o consumidor”, afirma. Trabalhando muito no visual dos produtos colocados à disposição, o objetivo está sendo alcançado e entre hoje, quinta-feira e sábado, o movimento deverá aumentar consideravelmente.
Já a comerciante Maria Luisa Sant’Anna afirma que o aumento no preço do cacau não está impactando tanto nos chocolates. Prova disso, afirma, é o movimento que está registrando em sua loja que trabalha exclusivamente com chocolate proveniente da Planalto, Cacau Gramado e Cacau Way.
Este ano, ela mudou de endereço, estabelecendo-se na Avenida Borges de Medeiros, 549 com a sua Feira de Páscoa Chocolates de Gramado. Sua loja estará aberta, inclusive, na sexta-feira Santa e sábado durante todo o dia. Há vários anos trabalhando neste segmento, ela está satisfeita com as vendas e a expectativa de Maria Luisa e dos demais empresários, é de que até sábado, as expectativas de boas vendas sejam alcançadas.
Tendo em vista o atual quadro da Economia, a aposta está na diversificação dos produtos, a aposta em chocolates com maior teor de outros ingredientes, promoções e pacotes especiais para atrair clientes. Além disso, parcerias com fornecedores e a busca por processos mais eficientes também têm sido opções exploradas.
No entanto, mesmo com o aumento dos preços, o chocolate continua sendo um dos grandes protagonistas da Páscoa, com empresários oferecendo, cada vez mais, produtos mais acessíveis e atrativos.
ALTERNATIVAS
As caixas de bombons, ou então barras de chocolate são alternativas para driblar os altos preços do chocolate, especialmente para as famílias de baixa renda. Com preços mais em conta, os bombons fazem com que desperte a criatividade do consumidor que, com poucas caixas, pode diversificar fazendo embalagens em casa para os familiares, parentes e amigos.
Há também quem se dedique à confecção de produtos caseiros à base de chocolate com preços bem mais acessíveis.
De qualquer forma, sempre há alternativas para que as pessoas possam satisfazer o desejo, especialmente das crianças, que vêem no chocolate a materialização de um sonho que é o do coelhinho, símbolo da Páscoa de consumo.
Até sábado, os supermercados e demais estabelecimentos que trabalham com artigos de Páscoa, deverão registrar grande movimento como é perfeitamente natural nesta, que é uma das festas mais tradicionais do ano.