A candidata única à presidência da Subseção da OAB de Santo Antônio da Patrulha disse à FOLHA PATRULHENSE ser desafiador presidir a Ordem no município. “Os presidentes que antecederam são nomes que realmente eu admiro muito: Afonso Penna Kury, Léo Afonso Rodrigues Emerim, César Augusto Bier, Reni Pires, Antônio Fernando Selistre, Flávio Rogério da Silveira, Reginaldo Coelho da Silveira, Oscar Medeiros Ramos, Cirano Benfica Soares, Júlio César Sant’Anna de Souza e Gustavo Gil Terres Peres da Silva”, afirma a Dra. Stênia Souza.
PORQUÊ DA CANDIDATURA
Em seguida ela afirma textualmente: “Colocar meu nome à disposição da OAB local para ser presidente não é uma tarefa fácil, primeiro que, tenho que despender de tempo e ter disposição para trabalhar pela minha classe e sociedade. Desde que recebi a minha credencial (ano de 2016) já iniciei ativamente nos projetos e eventos da nossa OAB. Assim, fiz parte como membro da primeira Comissão da Jovem Advocacia. Logo, com a necessidade de termos uma Comissão da Mulher, também dei iniciativa e junto participei das primeiras reuniões e grupos realizados por essa comissão. Logo, fui designada pelo Presidente Gustavo Gil Peres, em 2018 como Delegada da Caixa de Assistência dos Advogados, e segui no cargo na gestão do Presidente Júlio César Sant’Anna que se encerra este ano. Ou seja, foram seis anos dedicados a Caixa de Assistência dos Advogados, o que muito me honra, muito aprendi, e muito conhecimento adquiri. Nesses 6 anos representando a Caixa de Assistência dos Advogados da nossa subseção, buscamos melhorias, tivemos a reforma interna da nossa sede, trazendo mobília nova e mais conforto. Também estivemos presentes nos eventos e campanhas, dentro e fora na nossa Comarca, o último ocorrido em setembro deste ano, em Canela/RS.”
PASSADO
Salienta a candidata que todo esse querer presidir a OAB local, e esse amor pela classe, acredita que seja ligado a sua infância. “ Desde muito nova eu convivia com pessoas mais experientes, em razão de meu pai (Enio Sinval), que se hoje estivesse vivo teria 95 anos. Assim, alguns advogados foram muito presentes na minha infância, considerando a relação de amizade que meu pai tinha com o Dr. Ferúlio José Tedesco, Dr. Léo Elon Pias (já falecido), Dr. César Bier, Dr. Lauro Ramos e o Dr. Afonso Kury, nomes que são exemplos para mim, pelos quais tenho todo o respeito e admiração. Também, o único irmão do meu pai, era advogado, Dr. Flávio José Gomes de Souza, meu querido tio, também falecido, e foi com ele que eu tive o prazer de ter o primeiro contato com um processo, onde trabalhei aos meus 16 anos. O Dr. Flávio, meu tio, era muito ligado à OAB, inclusive foi membro do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.”
O CRESCIMENTO DA MULHER
A jovem advogada disse saber que não é tarefa fácil caso assuma a presidência da OAB no próximo triênio, porque é desafiador ser jovem e a primeira mulher a presidir a Ordem local. “Mas para mim não existem limites, nunca aceitei esse fato por eu ser mulher não poder ter espaço, isso vai contra as minhas convicções. Também, a parte da pecuária, da qual faço parte desde a minha infância, é uma esfera ocupada predominantemente por homens, e mesmo assim, é uma área na qual estou a frente (iniciada pela minha mãe, Vera Lúcia, e agora ocupada por mim), assim como muitas mulheres vêm ocupando esse lugar de destaque. A razão de ser mulher nunca me impediu de estar e fazer o que eu quero, e isso vale para todas as mulheres: “não tenham medo de ocupar o espaço que desejam”. Então, ser a primeira mulher Presidente da OAB me honra e me traz um grande senso de responsabilidade, pois sei que estarei representando não somente as colegas advogadas, mas as mulheres da nossa sociedade como um todo. Importante frisar, também, que cada vez mais as mulheres estão tomando espaços, tanto que nos cursos da Magistratura onde fui aluna, aproximadamente 90% dos alunos são mulheres. Além disso, o Tribunal de Justiça deste Estado com 150 anos de existência foi presidido pela primeira desembargadora mulher no biênio 2022/2024, Dra. Iris Helena de Medeiros Nogueira.”
FORTALECIMENTO DAS COMISSÕES
Seu principal objetivo é dar continuidade àqueles já existentes, fortalecendo as Comissões que integram novos advogados que tenham interesse de trabalhar em prol da classe e da sociedade, além de atuar ativamente junto ao Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal de Santo Antônio e Caraá, e outros órgãos públicos. Também, manter em ordem a nossa sede, fiscalizar o exercício ilegal da profissão e o agir de forma contrária aos valores sociais e éticos.
MULHER ADVOGADA
A Comissão da Mulher Advogada, no seu entendimento, vem realizando um excelente trabalho. “Hoje com parceria do Judiciário, a nossa Magistrada Dra. Ana Paula Furlan Teixeira, abriu portas para o projeto Flor Lis, o qual está sendo muito bem realizado pelos membros da Comissão, presidido hoje pela Dra. Ana Carolina Massulo, e de quem a antecedeu, Dra. Renata Alves.”
Já em relação à Jovem Advocacia, salienta que durante cerca de cinco anos foi membro dessa Comissão. “Foi quando tive a oportunidade de trabalhar frente à OAB, e acompanhar o desenvolvimento de projetos tão significativos a nossa sociedade e classe, um deles é a OAB vai à escola organizado pela Dra. Analice Costa. Atualmente a Comissão é presidida pela Dra. Morganna Zanotto, e quem a antecedeu, Dra. Analice Costa. A Comissão da Jovem Advocacia representa, principalmente, o acolhimento aos advogados que estão iniciando na carreira, sendo a oportunidade de estabelecerem vínculos e trocarem experiências.”
Por fim, Stênia Souza destaca a eleição do próximo dia 22: “Peço apoio e confiança dos colegas para que eu, juntamente com a minha chapa, possamos realizar um excelente trabalho na OAB da Subseção de Santo Antônio da Patrulha. E sigo dizendo que, este é um momento de união, de somar forças para seguirmos avançando juntos.”