Search
Close this search box.

“Sonho” de Santo Antônio da Patrulha é reconhecido como patrimônio cultural do Estado

O tradicional “Sonho Açoriano” de Santo Antônio da Patrulha foi declarado como de relevante interesse cultural do Estado do Rio Grande do Sul. A Lei que oficializa o reconhecimento foi sancionada pelo governador Eduardo Leite durante a programação da 48ª Expointer, em Esteio.
ERNANI POLO
A proposta, de autoria do deputado estadual e, atualmente, secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, foi transformada em lei como forma de valorizar e preservar uma iguaria que faz parte da identidade patrulhense e da herança açoriana.
“Hoje é um dia de muita felicidade para o nosso município, que vê um dos seus produtos típicos receber esse merecido reconhecimento por parte do Governo do Estado. O Sonho Açoriano é mais que um doce: é símbolo da tradição, da hospitalidade, da história e da memória afetiva de Santo Antônio da Patrulha”, destacou o prefeito Rodrigo Massulo.
RECEITA DOS IMIGRANTES
O Sonho é uma das marcas registradas de Santo Antônio da Patrulha. A receita, transmitida de geração em geração, mantém viva a memória dos imigrantes açorianos que ajudaram a construir a identidade cultural do município e do Estado. Com a sanção da lei, o doce passa a integrar oficialmente a lista de expressões culturais reconhecidas como patrimônio do Estado, reforçando a importância da nossa cidade no cenário gastronômico e histórico do Rio Grande do Sul.
TRADIÇÃO
O sonho, que na realidade tem semelhança com os tradicionais bolos escaldados, porém com receita que segue viva, e que é servido na Casa DaColônia e na Casa do Sonho, onde antigamente existia o Hotel Boas Vindas, sendo popularizado desde o começo da década de 50, quando eram proprietários daquele hotel que também era restaurante, Modesto Monteiro e sua esposa Adelaide.
Caminho obrigatório para as praias do Litoral Norte, era uma iguaria obrigatória nos cafés servidos pelo restaurante do “seu” Modesto.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade