Sentido das principais vias centrais são alterados

As primeiras mudanças que fazem parte do projeto para o Novo Centro de Gravataí têm início nesta sexta-feira, 21, com alterações definitivas nos fluxos de veículos da Avenida José Loureiro da Silva e a Rua Doutor Luiz Bastos Prado. As mudanças preparam a área central da cidade para uma série de transformações planejadas pela Prefeitura, com destaque para a Rua Coberta e novas estruturas de entretenimento, lazer, gastronomia e esportes.

A partir da meia-noite de sexta, a Avenida José Loureiro da Silva passa a ter um único sentido, do Centro em direção à Dorival. A Rua Doutor Luiz Bastos Prado (do antigo supermercado Nacional), que atualmente desce até a José Costa de Medeiros, terá seu sentido invertido, passando a subir até a Rua Prefeito José Link.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio, as medidas buscam dar mais fluidez ao trânsito da região central. A adoção do sentido único na Loureiro e a inversão de mão da Doutor Luiz são fruto de estudos técnicos validados em simulador de tráfego.

O secretário detalha como ficarão os sentidos, após as intervenções: “Nossa engenharia apontou a implantação do sistema binário, onde vias paralelas recebem sentidos únicos e inversos, ou seja, se uma ‘vai’, a outra ‘vem’. Desta forma, teremos a Anápio Gomes levando da Dorival até a Avenida Centenário; a José Loureiro descendo da Rua Coberta (Prefeito José Link) até a Dorival; a Doutor Luiz agora com sentido na direção da Igreja Matriz; e a Coronel Sarmento descendo para a José Costa de Medeiros”.

Para orientar os motoristas, agentes de trânsito estarão de forma permanente nas vias alteradas nos próximos dias. O objetivo é esclarecer dúvidas de pedestres e condutores. Todas as mudanças foram discutidas com a comunidade e comerciantes do entorno. Conforme o secretário, a implantação das alterações ocorre no feriado por se tratar de um período de menor fluxo de veículos na região. “Teremos três dias para avaliações e prestarmos esclarecimentos à população.”

QUADRILÁTERO CENTRAL – A Anápio Gomes, José Loureiro da Silva, Doutor Luiz e Coronel Sarmento formam o conjunto chamado de quadrilátero central do trânsito de Gravataí. “Essas quatro vias trabalharão como artérias para direcionar toda a circulação de veículos no Centro. A adoção da mão única eliminará cruzamentos que atualmente representam gargalos no tráfego e riscos de acidentes para motoristas e pedestres”, completa o secretário.

NOVA PISTA PARA CONVERSÃO

Para permitir que os veículos saídos da José Loureiro da Silva possam retornar para a Anápio Gomes, uma nova faixa de conversão será criada. Desse modo, duas faixas serão usadas para ingresso na Dorival de Oliveira e uma na Anápio. A obra que possibilitará a nova manobra já está em curso e ocorre no entorno da Praça do Quiosque.

NOVO CENTRO

Além de reorganizar o trânsito, estas mudanças permitem o início da revitalização do Centro. Conforme o Prefeito Luiz Zaffalon, batizado de Novo Centro, o projeto apresentado pela Prefeitura de Gravataí em fevereiro deste ano contempla a construção de uma Rua Coberta, áreas de esporte e lazer. O espaço será criado na Rua Prefeito José Link, entre a Rua Dr. Luiz Bastos do Prado e a Avenida José Loureiro da Silva (entre as praças da Bíblia e Dom Feliciano).

 

Como parte das ações de urbanismo no Centro, algumas quadras ganharão parklets – minipraças que ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento e funcionam como uma extensão da calçada, servindo como espaço público de lazer e convivência, com bancos, mesas, floreiras, entre outros elementos. “Outra novidade será a colocação de contêineres fechados de coleta seletiva em diversos pontos para o descarte de resíduos secos, além da implantação de novas lixeiras”, destaca o secretário de Serviços Urbanos (SMSU), Paulo Garcia.

“Gravataí está em um novo patamar de desenvolvimento, e o Centro precisa acompanhar o crescimento da cidade. A Rua Coberta terá espaço para cerca de 30 empreendimentos gastronômicos e comerciais, além de um palco multiuso e área para lazer; e vamos revitalizar as praças centrais”, destaca o prefeito Zaffa.

ANOTE AÍ!

– A partir de sexta-feira, 21, ocorrerão inversões de sentido no trânsito nas vias José Loureiro da Silva e Doutor Luiz Bastos Prado;

– A Avenida José Loureiro da Silva (rua do hospital), que hoje possui dois sentidos, passa a ter sentido único em direção à Dorival Cândido Luz de Oliveira;

– A Rua Doutor Luiz Bastos Prado (rua do antigo Nacional), que atualmente desce, terá seu sentido invertido, passando a subir até a Rua José Link.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade