Como parte do itinerário formativo dos futuros padres da Diocese de Osório, a Semana Missionária 2025 foi realizada de 7 a 13 de julho, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em Santo Antônio da Patrulha. A experiência pastoral contou com o acolhimento e incentivo do pároco Pe. Hilário Sozo, que abriu as portas da comunidade paroquial para receber os seminaristas.
Cinco jovens em formação foram enviados à missão: Rodrigo Webber Carlos, de Morrinhos do Sul (6º ano de seminário), Érique Nostrani, de Maquiné (4º ano), João Luís Garcia Sobotyk, de Xangri-lá (3º ano), Jonas Borges Dias, também de Maquiné (2º ano) e Ígor Scheffer Hendler, natural de Três Cachoeiras (2º ano).
ROTINA MISSIONÁRIA
Durante os sete dias, os seminaristas vivenciaram uma intensa rotina missionária junto às comunidades Portão 1º e Portão 2º, iniciando com momentos de formação e seguindo com a visita de casa em casa, sempre acompanhados por lideranças locais. A cada lar visitado, havia espaço para diálogo, escuta, oração e bênção, com o objetivo de estreitar laços com as famílias e tornar visível a presença fraterna da Igreja.
ACOLHIMENTO
Além das visitas, às famílias da paróquia também se mobilizaram para acolher os seminaristas em seus lares, oferecendo hospedagem e refeições, o que possibilitou uma vivência mais profunda da realidade comunitária.
De acordo com o seminarista Rodrigo, a Semana Missionária é uma das etapas vivenciais mais significativas da formação presbiteral, pois aproxima os futuros padres da realidade das comunidades, favorece o contato direto com o povo e desperta ainda mais o compromisso evangelizador.
EXPERIÊNCIAS
Em testemunho sobre a experiência, o seminarista João Luís compartilhou que a semana foi marcada por aprendizados valiosos. “Pudemos conhecer as diferentes realidades dessas comunidades e aprender muito com as famílias que nos acolheram. Também vivenciamos situações concretas que provavelmente encontraremos no futuro como padres. Foi um momento formativo e espiritual importante para todos nós”. Ele também destacou a fé das famílias visitadas. A missão, inspirada no Evangelho de Lucas 10,1, reforça a importância do envio e da presença dos discípulos missionários junto ao povo: “Depois disso, o Senhor designou outros setenta e dois, e os enviou dois a dois à sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.”
A Diocese de Osório agradece à Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, ao Pe. Hilário e a todos os fiéis que acolheram e colaboraram com essa missão, sinal concreto de uma Igreja em saída e comprometida com o anúncio da Boa Nova.
Fonte: Diocese de Osório