Após 87 anos de atuação educacional, cultural e religiosa em Gravataí, o Seminário São José deixou de receber seminaristas. Os últimos cinco estudantes foram transferidos para Porto Alegre no início do semestre, encerrando um ciclo histórico que marcou gerações — inclusive patrulhenses que passaram pelo local antes de seguir estudos em Viamão ou outras carreiras como leigos.
Segundo a Arquidiocese de Porto Alegre, a mudança ocorreu porque o prédio precisa de reformas, especialmente na antiga área de alojamento. O seminário divide o espaço com a Casa de Retiros, que continuará em funcionamento. Após a conclusão das obras, será definido se o prédio retomará alguma atividade formativa ou se ficará totalmente dedicado aos retiros.
Fundado em 1938, o Seminário São José tornou-se referência cultural e educacional, chegando a reunir mais de 50 estudantes e formando lideranças que influenciaram Gravataí e região. Para pesquisadores, sua importância ultrapassa os muros da instituição, que ajudou a moldar a identidade local.
Com a saída dos seminaristas, o debate agora se volta ao futuro do edifício histórico. Para moradores e ex-alunos, preservar o conjunto arquitetônico é essencial para manter viva a memória de um dos espaços mais emblemáticos da cidade.
- Geral, Sto Antônio, Sto Antônio – Cultura