Foram tranquilas as eleições em Santo Antônio da Patrulha e Caraá neste domingo (30/10).
O Juiz Eleitoral Dr. Felipe Roberto Palopoli, a Promotora Eleitoral Dra. Graziela Veleda e a chefe do Cartório Eleitoral Aline Fuchs foram unânimes em destacar a lisura do pleito nos dois municípios.
Não houve intercorrências de vulto e as dúvidas surgidas, foram prontamente solucionadas.
Em uma das sessões, houve problemas em duas urnas, mas que foram resolvidos.
Na Escola Estadual Padre Reus (João Pedroso da Luz), houve falta de luz, mas as baterias das urnas eletrônicas evitaram que a votação fosse suspensa até o retorno da energia.
Não houve aglomerações pelo fato e que o eleitor tinha apenas que votar nos candidatos a presidente e a governador.
Por isso, as filas inexistiram. No entanto, a grande maioria preferiu ir cedo aos locais de votação para poder desfrutar do domingo, que estava bastante quente com temperaturas beirando os 30 graus, para caírem drasticamente já na madrugada de segunda-feira.
E o que aconteceu, é que em praticamente todos os locais de votação, a tarde se manifestou tranquila com a maioria preferindo descansar, aguardando o momento de encerrar a ata e levar todo o material ao cartório eleitoral para o escrutínio.
CADEIRANTE E IDOSOS
Alguns fatos chamaram a atenção, tanto dos mesários como da reportagem da FOLHA PATRULHENSE que visitou vários locais.
Um deles, foi na Escola Estadual Visconde do Rio Branco, em Portão I, onde Guilherme Lima de Oliveira (20 anos), com problemas de locomoção desde seu nascimento, foi em cadeira de rodas para cumprir com seu dever cívico.
Na Escola Estadual Cândido de Barros, em Vila Palmeira, dona Guilhermina Barth, de 91 anos, utilizando um andador e amparada por seu neto, foi votar.
Também houve, pelo menos, outros dois casos de idosos: José Teixeira dos Reis (96 anos) e um outro idoso de 87 anos, que fizeram questão de votar.
ESCRUTÍNIO
Como tudo foi muito rápido no segundo turno, o mesmo aconteceu na apuração. Pouco depois das 17 horas, chegaram as primeiras urnas. A rapidez fez com que mais cedo o pessoal do Cartório Eleitoral fosse liberado para ir para casa.
O Juiz, a Promotora e a chefe do Cartório Eleitoral, aproveitaram para agradecer à população, elogiando-a pelo clima ordeiro ocorrido também neste domingo bem como aos servidores, mesários e demais colaboradores da Justiça Eleitoral.00