Os secretários municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Selma Fraga e João Maria Campos, respectivamente, embarcaram, no último dia 5, rumo ao Vale do Silício, na Califórnia (EUA). A missão internacional é de iniciativa do Instituto Caldeira, que mobilizou uma série de empresários, startups, instituições de ensino e governos. Em busca de trazer novidades e novos negócios para Gravataí, nesta segunda-feira (6/6), os secretários já cumpriram agendas no Consulado Brasileiro, na Apex Brasil, na Amazon e na Universidade de Berkeley.

Consulado Brasileiro l Apex-Brasil

No Consulado-Geral do Brasil em São Francisco, os secretários foram recebidos pelo cônsul-geral adjunto, Eugenio Garcia, e pelo analista de gestão e negócios da Apex-Brasil Emanuel Figueira. No tocante ao governo federal, Eugenio apresentou as ações que visam incentivar a exportação, a importação e o posicionamento de mercado no exterior. Entre as iniciativas, estão os Setores de Promoção Comercial (SECOMs) e os Setores Especializados em Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs).

Já Emanuel Figueira destacou que a Apex é uma autarquia do governo brasileiro, com a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Como resultado do encontro, foi possível aproximar a administração municipal de Gravataí com estas agências do governo federal, abrindo novas possibilidades de investimento e de fomento ao turismo.

Amazon

Durante o segundo compromisso do dia, os secretários visitaram o Centro de Inovação da Amazon, onde foi apresentada a cultura de inovação da empresa, a partir do livro “The Amazon Way: 14 Leadership Principles Behind the World’s Most Disruptive Company, de John Rossman.

Em uma jornada de muito conhecimento, os secretários aprenderam mais sobre o modelo de negócios da Amazon, que busca entender as necessidades do cliente e executar seus serviços com agilidade, partindo do princípio que sem velocidade não há inovação. Também foi apresentado o plano de carreira dos funcionários.

Ao longo do livro, que norteou o encontro, também são levantadas temáticas como a “Obsessão pelo cliente”, “Conquiste a Confiança dos Outros”, “Insista nos mais altos padrões”, “Pense Grande”, entre outros.

Universidade de Berkeley

Finalizando o primeiro dia no Vale do Silício, os secretários visitaram o campus da Universidade da Califórnia em Berkeley, onde participaram de uma aula com Naeem Zafar, empresário, professor e investidor especialista em empreendedorismo e inovação.

De acordo com Selma, a agenda com o professor Zafar foi uma verdadeira aula, no qual foi possível ter ainda mais certeza sobre as tendências que já conhecemos, como o metaverso, as NFTs e a inteligência artificial. Entre os destaques de Naeem Zafar, está a preocupação dos países desenvolvidos com relação à educação, ao envelhecimento e à qualificação da mão de obra.

Na ocasião, foi apresentado o programa do governo municipal Usina de Talentos, que busca qualificar jovens para atuarem no mercado da tecnologia. Segundo Zafar, Gravataí está no caminho certo, mas precisa potencializar o programa, de forma que seja possível estimular os alunos para que permaneçam qualificando-se. Naeem Zafar também parabenizou Gravataí por ter um governo municipal que pensa no desenvolvimento socioeconômico da cidade.

Vale do Silício

É denominada como Vale do Silício a região localizada na baía de São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos. Nesta localidade, estão alocadas startups que atingiram patamares gigantes, como a Apple, o Facebook, a Amazon e o Google. Os secretários João Maria Campos e Selma Fraga seguem no Vale do Silício até a próxima sexta-feira, 10, quando retornam para Gravataí trazendo diversas novidades a serem implementadas no município, que já é referência em inovação.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade