Secretário de Serviços Urbanos de Cachoeirinha pede para população não sujar áreas já limpas

Divulgação/PMC

A prefeitura de Cachoeirinha mobilizou dezenas de pessoas e maquinários para a reconstrução da cidade assolada pelo temporal do último dia 16 de janeiro, contando, inclusive com o apoio do Exército. Com a decretação de situação de emergência, instalação do Gabinete de Gestão de Crise, diversas ações passaram a ser tomadas e, uma delas, foi a limpeza da cidade.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos Cléo Pereira, entre outros maquinários, contratou 15 caçambas para a coleta de galhos de árvores, podas e móveis e outros utensílios domésticos descartados pela população. O serviço deverá ser concluído na próxima semana, mas algo está preocupando o secretário: há moradores de diversas região que voltaram a depositar lixo em locais que foram limpos.

Na Granja Esperança, especificamente na rua Jamelão, galhos e entulhos dominavam o cenário até as equipes da Prefeitura trabalharem para limpar o local. Depois da limpeza feita pela prefeitura, teve morador que voltou a jogar lixo na rua. Marco Antônio Silva, morador há 35 anos da região, enfatizou a necessidade de cada um fazer a sua parte. “Precisamos colaborar para que a cidade volte como era antes.”

A situação também se repetiu a cinco quilômetros dali, na avenida da Federação, no Jardim Betânia. Lixos e entulhos voltaram a tomar conta do acostamento da via, que há sido limpa há poucos dias. Maria Fontes Geibert destacou a importância de colocar o lixo nos locais adequados para facilitar o trabalho das equipes de limpeza. “Todos estamos lidando com os estragos, mas precisamos pensar no coletivo. “
Segundo o secretário Cléo Pereira, a população precisa colaborar. “Estamos tendo que retornar diversas vezes na mesma rua, pois limpamos e os moradores colocam tudo de novo na rua quando saímos. As pessoas precisam compreender que a colaboração é importante. “

Ecopontos já receberam mais de 2,6 toneladas

Cléo salientou que os descartes de restos de poda, jardinagem e móveis, além de eletrônicos e recicláveis devem ser encaminhados aos Ecopontos do Parque da Matriz ou da Granja Esperança. “Mais de 2,6 toneladas de resíduos foram já recolhidas nos Ecopontos da cidade e encaminhadas ao aterro sanitário. Dentre os materiais que chegam em maior quantidade, destacam-se os restos de móveis, galhos e telhas”, ressalta. Quem não tem carro, pode pedir ajuda para um parente, amigo ou vizinho. “A cidade é nossa e se todos se ajudarem, ela ficará limpa e organizada”, destacou o secretário.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade